Amphenol
BlogMicrorredes de Energia Solar: otimizando a gestão energética do agronegócio
26 de janeiro de 2023Você já ouviu falar em microrredes de energia solar? Resumidamente, as microrredes são sistemas de energia que funcionam de maneira híbrida e podem fornecer energia mesmo quando não há sol.
As microrredes fotovoltaicas são instaladas em áreas mais concentradas e, excluindo a diferença de tamanho, as microrredes e as redes de área ampla possuem as mesmas funções: gerar energia e distribuir eletricidade.
Continue a leitura e saiba mais sobre esse tipo de rede e quais são os seus benefícios para otimização da gestão energética agrícola.
O que são microrredes de Energia Solar?
Muito além de ser um meio para um fim energético, uma microrrede de energia solar é um sistema que monitora e gerencia a geração de energia, garantindo a estabilização energética em cada sistema elétrico.
Existem dois modelos de microrredes: as conectadas à internet e as fora da rede.
Enquanto uma não faz uso da internet e, na maioria dos casos, está instalada em uma área remota do globo, a microrrede conectada à internet é mais comum em ambientes urbanos já que evita quedas de energia e apagões.
Mesmo sendo um termo que nem todo mundo conhece, no início da eletricidade, os sistemas individuais das concessionárias privadas poderiam se encaixar no termo microrredes.
A mudança de conceito determinante só se deu pela evolução das interconexões elétricas, que se expandiram e foram se interligando e garantindo energia 24 horas por dia para a população.
Como funciona uma microrrede de energia solar?
Diferente de um sistema bruto de energia fotovoltaica, as microrredes de energia solar são sistemas híbridos de geração de eletricidade, fazendo a junção entre a produção e o armazenamento.
Graças ao seu poder de armazenamento de energia, uma microrrede fotovoltaica tem a capacidade de driblar a instabilidade e as quedas de energia elétrica.
Outro ponto bem interessante do sistema de microrrede se dá quando há falta de energia elétrica fornecida pela concessionária de distribuição, fazendo um manejo para que a fonte alternativa e sustentável seja a escolha preferível.
Isso acontece porque os projetos de microrredes de energia solar funcionam de modo smart, ou seja, conectados à internet. Toda sua otimização no consumo de energia se dá pelo software que é instalado em seu controlador.
É graças ao seu manejo inteligente que as microrredes de energia solar têm ganhado tanta relevância no agronegócio, já que facilitam que o gestor configure o sistema de distribuição de energia com base em históricos e dados da propriedade como um todo.
É mais uma grande ferramenta para a Agricultura 5.0.
Por que está ganhando tanta relevância no setor agro?
A agricultura brasileira representa mais de 4% do PIB do país, sendo a maior produtora no mundo de diversas commodities. Mesmo assim, a pressão ainda é grande no setor agrícola para que a produção alcance o 100% de rendimento em cada safra.
Estima-se que a população global cresça exponencialmente até 2050, sendo necessário que haja maior produção de comida.
Além da pressão de combater a fome, existe uma pressão intensa no segmento para que essa melhora no rendimento das safras seja feita de maneira sustentável – e é aí que a microrrede de energia solar entra.
Além de evitar que o processamento, a irrigação e o funcionamento de diversos equipamentos elétricos agrícolas parem de operar por meio de apagões e quedas de energia, a geração fotovoltaica garantirá uma fonte ilimitada, limpa e sustentável para auxiliar nesse processo.
Já existem, inclusive, sistemas agrovoltaicos dinâmicos que fazem uso de inteligência artificial para controlar a inclinação das placas solares, conseguindo assim absorver ainda mais luz e gerar mais energia.
Os sistemas de microrredes de energia solar são uma ótima alternativa viável para a produção sustentável de alimentos.
- Leia também: 10 Principais práticas sustentáveis na agricultura.
Benefícios das microrredes de energia solar
Os benefícios de uma microrrede de energia solar para o agronegócio são inúmeros!
Além de evitar que haja quedas de energia, por meio do armazenamento de energia solar, uma microrrede facilita a gestão energética de um agricultor, possibilitando que ele tenha ainda mais controle sobre o cuidado com a sua safra.
Outro benefício muito importante está na economia. Além de contar com equipamentos de custo acessível, a economia só tende a aumentar a longo prazo, já que um sistema fotovoltaico tende a durar décadas.
Fazer a transição para uma Agricultura 5.0 ainda mais tecnológica e sustentável com o uso de microrredes solares é uma ótima alternativa para aumentar a produtividade alimentícia do Brasil e do mundo.
- Leia também: Agricultura 5.0: saiba o que é e como impacta o setor.
Para fazer uma transição tranquila e sem dor de cabeça, é preciso contar com parceiros para o fornecimento de materiais e equipamentos que sejam reconhecidos no mercado – como é o caso da Amphenol.
Referência mundial em qualidade e eficiência com seus cabos e conectores de última geração, a Amphenol conta com um vasto portfólio de cabos e conectores direcionados para diversos segmentos industriais, inclusive para o da energia fotovoltaica.
Baixe o nosso catálogo e conheça todas as soluções da Amphenol.