Amphenol

Blog

Energia solar rural: benefícios e vantagens para o agronegócio

8 de fevereiro de 2022

Em 2021, entramos no grupo de 15 países líderes em capacidade de energia solar instalada e a previsão é de que em 2022 os números sejam ainda mais positivos, já que a geração distribuída fotovoltaica vem crescendo cerca de 230% ao ano no Brasil.

À medida que a energia solar ganha território no país, os agricultores brasileiros também descobrem como a adoção de fontes renováveis enriquece o campo com vantagens que vão desde a economia com os custos de eletricidade ao aumento da produção agrícola.

A seguir, entenda como o agronegócio pode se beneficiar da energia solar rural para diminuir custos, produzir mais e colaborar com a preservação dos recursos naturais.

5 vantagens da energia solar rural

Um estudo internacional da ONU revelou que a maioria dos agricultores que instalaram sistemas solares fotovoltaicos relataram um aumento nos lucros e na produtividade de suas propriedades rurais. Veja por que é tão vantajoso investir nessa matriz energética:

  1. Economia de até 95% na conta de eletricidade

O Brasil é um país abundante em radiação solar e transformar a irradiação gratuita em eletricidade é uma decisão que pode resultar na redução de até 95% do valor da conta de energia elétrica.

Além disso, a energia solar livra os agricultores de picos de eletricidade ou da falta dela quando ocorrem problemas na concessionária.

  1. Os sistemas fotovoltaicos podem ser instalados no solo ou em lagoas

Nas residências e indústrias é comum a instalação dos painéis fotovoltaicos ser feita nos telhados. Normalmente, a extensão do telhado costuma ser suficiente para atender a demanda de energia do local.

No campo, porém, as coberturas disponíveis podem não suprir a necessidade de eletricidade da fazenda e é por essa razão que os sistemas fotovoltaicos podem ser instalados no solo ou, em alguns casos, até mesmo acima da água, sem comprometer o espaço disponível para o pasto ou plantio.

Leia também: 5 tecnologias essenciais para o melhor rendimento da agricultura

  1. A energia solar reduz os custos com sistemas de irrigação

Um dos principais usos da eletricidade na agricultura é no fornecimento para abastecer os sistemas de captação e bombeamento da água que irrigará as plantações. A partir do uso de energia solar, o produtor rural reduz consideravelmente os custos com essa atividade, tão essencial para a colheita de boas safras.

  1. A energia solar é sustentável

Os sistemas fotovoltaicos utilizam a radiação solar – abundante e renovável – para produzir eletricidade de maneira limpa. Isso a torna uma das matrizes energéticas mais sustentáveis do mundo, uma vez que ela não emite poluentes e nem utiliza matérias-primas escassas.

  1. Sistemas fotovoltaicos são altamente duráveis

À primeira vista, muitas pessoas hesitam diante dos custos de instalação de um sistema fotovoltaico. Porém, ao calcular o custo-benefício, é fácil concluir que a adoção da energia solar possui um excelente retorno sobre o investimento, que se paga, em média, em cerca de 5 a 8 anos.

Levando em consideração que os painéis fotovoltaicos possuem uma garantia padrão de eficiência de 25 anos funcionando com 80% de seu desempenho original, investir nesta matriz energética garantirá, ao menos, cerca de duas décadas de eletricidade gratuita.

Leia também: Agricultura 5.0: saiba o que é e como impacta o setor

Onde a energia solar pode ser utilizada no campo

A energia solar rural pode ter variadas aplicações, como por exemplo:

  • Bombeamento de água de fontes superficiais e poços para alimentação de animais, tanques de piscicultura, irrigação de lavouras, resfriamento para o processamento de produtos alimentícios, dentre outros
  • Secadores
  • Iluminação
  • Dessalinização
  • Processos produtivos (máquinas)
  • Cercas elétricas
  • Aeradores
  • Sistemas de vigilância e comunicação

Análise pontos positivos X Limitações

Antes de realizar um investimento, é sempre importante realizar uma análise dos pontos positivos e das limitações. Confira abaixo alguns pontos:

Pontos positivos da energia solar rural

  • Fonte confiável, inesgotável e gratuita
  • Energia limpa, sem poluição ou qualquer resíduo
  • Manutenção mínima
  • A instalação do sistema pode ser realizada tanto em obras em andamento como em construções finalizadas

Limitações da energia solar rural:

  • Diminuição da produção em situações de dias nublados e quando há sombreamento por árvores ou edificações
  • Produção restrita à duração da insolação, ou seja, não gera energia durante a noite
  • Formas de armazenamento (baterias) ainda caras e pouco eficientes quando comparadas a outras fontes de energia

Fonte: Sebrae

A Amphenol é líder em conectores e cabos CC e CA para painéis de energia solar

Uma marca com 80 anos de história, a Amphenol é líder de mercado em conectores e sistemas de interconexão elétricos, eletrônicos e de fibra óptica.

Acesse o site para conhecer as opções de conectores solares– os melhores do mercado – ou envie uma mensagem para solicitar conectores personalizados para a sua demanda.

Quer receber mais conteúdos como esse em uma curadoria mensal? Assine a newsletter da Amphenol aqui.

E-BOOK AGRICULTURA DE PRECISÃO

 

Newsletter Amphenol

Cadastre-se e receba nossas novidades

Ao se cadastrar você concorda com nossos termos de política de privacidade.

Receba nossas novidades

Ao se cadastrar você concorda com nossos termos de política de privacidade.