Amphenol

Blog

5 tecnologias essenciais para o melhor rendimento da agricultura

19 de agosto de 2021

A agricultura foi a atividade que permitiu ao Homem que ele se estabelecesse em apenas um lugar, deixando para trás o estilo de vida nômade de caçador-coletor. Assim, nossos antepassados formaram vilarejos, pequenas cidades, e, cerca de 10 mil anos depois, cá estamos com nossas metrópoles gigantescas com milhões de habitantes, mas ainda dependendo dela: a atividade de plantar e colher.

Para atender toda essa demanda, que passou a ser de arar a terra para alimentar a família para o agronegócio que exporta para países do outro lado do mundo, foi necessário aliar a agricultura às inovações tecnológicas. Agora, em pleno século XXI, o que a modernidade tem à disposição para produzirmos alimentos com mais qualidade e agilidade?

Descubra a seguir com a seleção que preparamos com 5 tecnologias essenciais para o melhor rendimento da agricultura.

  1. Agricultura de precisão: monitoramento e gerenciamento de safras e solo

A agricultura de precisão envolve muita coleta e gerenciamento de dados. Ela envolve o uso de sensores, drones, satélites e tratores. A tecnologia funciona em tempo real, ajudando os agricultores a monitorar e analisar a fertilidade do solo de maneira eficiente e econômica, como nutrientes, ração, folhas e pragas.

As ferramentas de agricultura de precisão são baseadas na observação, no monitoramento e na gestão dos insumos necessários para a produção. Como resultado, o agricultor tem um controle total dos macro e dos micronutrientes do solo, salinidade, teor de carbono e outros fatores que ajudam a atingir as condições ideais de plantio.

  1. Visão de qualidade de colheita com scanners

Batizada de HQV e lançada pela croptracker, a novidade simplifica o processo de colheita de frutas e vegetais eliminando a necessidade de inspeções manuais. Scanners computadorizados capturam e determinam a qualidade e a quantidade dos produtos.

O software alerta sempre que há desvios como doenças, defeitos e falta de quantidade para que os produtores possam fazer a correção ainda no processo de colheita. A novidade está disponível apenas para plantações de maçã, mas, em breve, deve atender a outros tipos de cultura.

  1. Identificação por etiqueta RFID

Esta tecnologia utiliza ondas de rádio para capturar informações dos produtos etiquetados. Com funções semelhantes às de um código de barras, a tecnologia RFID é mais eficiente e abrangente, pois os produtos e as suas características podem ser lidos de forma invisível e a vários metros de distância.

Ao contrário do código de barras, o RFID também pode ser reprogramado e conter até 2 KB de dados, incluindo informações como localização, data e hora da colheita. Com produtos tagueados com RFID, os clientes poderão saber as origens do produto que têm em mãos, o que levará a mais fidelidade e confiança do cliente.

  1. Uso de drones

Com o uso dessas pequenas aeronaves não tripuladas, não é preciso mais perder tempo percorrendo as plantações para averiguar o andamento do cultivo. A capacidade dos drones para tirar fotos de alta resolução o tornam uma excelente ferramenta de “espionagem” para agricultura, auxiliando o agricultor a identificar zonas que precisam de maior atenção.

Com sensores integrados, os drones podem realizar ações como contagem de plantas, medição da altura da plantação, detecção de pragas, medição da eficácia do tratamento de uso de pesticidas e monitoramento de água e insumos, entre outros.

  1. GPS agrícola

Já aplicado há alguns anos na agricultura, o GPS é uma das tecnologias que traz ganhos surpreenderes aos produtores rurais.

Semelhante aos drones, o GPS agrícola possibilita aplicações como mapeamento da plantação e da produção, amostragens virtuais do solo e do campo e o monitoramento e a inspeção de pragas, além do controle de equipamentos como tratores e outras máquinas utilizadas no campo.

Inovações como as que apresentamos acima podem fornecer aos agricultores um controle melhor da qualidade da safra, do gerenciamento de pragas e até mesmo da otimização de suas práticas existentes para obter uma receita maior.

Soluções Amphenol para o agronegócio

Na Amphenol, entendemos que os sensores agrícolas têm necessidades de interconexão exclusivas; por isso, desenvolvemos uma linha de conectores de desempenho, fios e cabos, sensores e produtos de interconexão para aplicações no campo.

Nossas soluções também envolvem monitoramento de temperatura, umidade e CO2 e controle de outras variáveis que podem interferir na qualidade do plantio e da colheita.

Acesse nosso site para conhecer nossas soluções para a agricultura ou envie-nos uma mensagem para solicitar conectores personalizados para sua demanda.

E-book agricultura de precisão


Tags:

Newsletter Amphenol

Cadastre-se e receba nossas novidades

Ao se cadastrar você concorda com nossos termos de política de privacidade.

Receba nossas novidades

Ao se cadastrar você concorda com nossos termos de política de privacidade.