Amphenol

Blog

Tomadas modulares do tipo jack e suas aplicações

21 de setembro de 2021

A invenção das tomadas modulares é considerada um evento significativo na história dos conectores de comunicações.

Originalmente introduzidos na década de 1970, esses modelos de tomadas, também chamados de jacks modulares, foram usados pela primeira vez para facilitar a crescente complexidade dos sistemas telefônicos na América do Norte.

Antes da chegada das tomadas modulares, os telefones eram tipicamente conectados à fiação da rede de construção ou faziam uso de conectores muito mais volumosos.

As tomadas modulares possibilitaram atualizar ou mover facilmente um telefone de um local para outro. Essa facilidade de mobilização reduziu o custo da manutenção e dos reparos.

Desde o seu uso inicial como um simples conector telefônico, as tomadas modulares provaram ser tão úteis que agora evoluíram para uma das interconexões mais predominantes em vários setores, incluindo dados e telecomunicações, redes de computadores, aplicações comerciais, como sistemas de alarme e equipamentos de vigilância e até mesmo em ambientes industriais para conectar uma crescente gama de dispositivos inteligentes de IoT usados na automação de processos.

As principais características das tomadas modulares

Os conectores modulares e seus plugues de interconexão são projetados para atender aos diversos requisitos de design do mercado de comunicações de dados, fornecendo uma conexão de entrada e saída segura, confiável, fácil de usar e barata.

Eles possuem um simples mecanismo de travamento que previne o acoplamento indevido e ajuda a evitar a desconexão acidental causada por choque e vibração, bem como um simples mecanismo de contato de mola adequado para milhares de ciclos de interconexão, tornando-os muito duráveis.

Os plugues modulares também são muito fáceis de finalizar a um cabo no campo, o que os torna uma excelente opção para os instaladores usarem.

O universo de aplicações para tomadas modulares

Hoje, há uma infinidade de aplicações para tomadas modulares em muitos mercados. Elas estão presentes em equipamentos de computador doméstico e trabalho, incluindo laptops e computadores desktop, em periféricos como impressoras e roteadores, em equipamentos datacenter de alta velocidade, como switches e roteadores que formam a espinha dorsal da internet, e em fábricas que utilizam equipamentos avançados de automação, como controladores de acionamento de motor, PLCs e sensores.

Os conectores modulares de tomada podem ter formatos diferentes dependendo do número de contatos e configurações que são designados e identificados pelo sistema de numeração Jack registrado. Códigos como RJ45 e RJ11 nos ajudam a identificar quais tomadas são adequadas para cada aplicação.

Conheça a gama completa de conectores modulares da Amphenol

A ampla oferta de tomadas ou jacks modulares da Amphenol ICC consiste em milhares de números de peças, divididos em 30 séries de produtos padrão e 16 de alto desempenho.

Na Amphenol, estamos constantemente expandindo nosso portfólio e adicionando novas séries de produtos e números de peças únicos para acompanhar a crescente demanda do mercado por diferentes aplicações e recursos.

Nossos conectores estão disponíveis em uma variedade diversificada de configurações e opções, tornando-os uma escolha ideal para vários aplicativos avançados.

A gama de conectores modulares Amphenol está disponível com LEDs tolerantes ao fluxo de IR e pegadas uniformes que aliviam a necessidade de redesenhos de componentes.

Nossas tomadas modulares padrão são projetadas para aplicativos 100BASE-T, como telefones, modems e terminais POS.

As versões blindadas de alto desempenho são projetadas para aumentar a largura de banda e melhorar a integridade do sinal com menor perda de crosstalk e inserção, adequada para aplicações Fast Ethernet e para aplicativos de streaming de vídeo e CATV de banda larga que requerem taxas de dados entre 1GBps e 10GBps.

Todos os nossos conectores RJ são compatíveis com PoE, PoE+ e PoE++, tornando-os adequados para sistemas e equipamentos como teclados, sensores, terminal de computador de rede e até mesmo algumas formas de iluminação LED que requerem entrega de energia sobre a linha de dados Ethernet, eliminando a necessidade de fontes de energia externas.

O custo é sempre um fator importante na hora de decidir qual conector de alto desempenho selecionar para um aplicativo específico.

Facilitamos a atualização para um conector de maior desempenho com uma variedade de séries de produtos que suportam todas as três opções de nível de desempenho (Cat5e, Cat6 e Cat6A) em um pacote mecânico idêntico.

Isso significa que não há atualização cara para a pegada, design dimensional e nenhum requisito especial de layout pcb ao atualizar o desempenho em seu design.

Os jacks modulares da Amphenol são mais resistentes a altas temperaturas

Por muitos anos, os clientes têm se limitado ao processo de solda de ondas para conectores com LEDs integrados. As altas temperaturas do processo de solda de refluxo de IR colocam uma grande quantidade de estresse induzido termicamente na delicada estrutura eletrônica dentro de um LED padrão.

Diferentes coeficientes de expansão térmica entre os componentes metálicos e o corpo epóxi podem quebrar as ligações elétricas entre ânodo e cátodo, criando uma conexão intermitente levando a uma alta taxa de falha.

A nova solução LED de alta temperatura da Amphenol resolve esse problema usando uma abordagem de design única, garantindo que os LEDs possam suportar o choque térmico das altas temperaturas do processo de soldagem de refluxo, reduzindo consideravelmente falhas e melhorando a durabilidade, a robustez e o custo aplicado globalmente.

A Amphenol também oferece conectores RJ robustos com vedação IP67 interna e periférica para aplicações ambientais duras, protegendo equipamentos contra entrada de fluidos e poeira.

Estes jack modulares apresentam carcaças de metal fundidos que são mecanicamente acidentadas e estáveis, fornecendo proteção contra choque, vibração e impacto, e evitam qualquer distorção dimensional resultante. Eles são capazes de suportar a faixa de temperatura de operação de -55 °C a +105 °C e estão disponíveis em uma grande variedade de opções de montagem e terminação.

Visite o site da Amphenol-ICC para explorar a família modular jack “RJ” de produtos usando o recurso de função de pesquisa intuitiva para identificar facilmente o conector RJ certo para o seu aplicativo a partir da enorme variedade de configurações e recursos disponíveis.

Lá, você também consegue baixar os desenhos dos produtos, os modelos 3D, as folhas de dados e outras documentações pertinentes para apoiar sua aplicação.

Se preferir, fale direto com a nossa equipe de atendimento para conhecer as opções de jacks modulares indicadas para o seu projeto. É só enviar uma mensagem e aguardar que, em breve, entraremos em contato.

 


Tags:

Newsletter Amphenol

Cadastre-se e receba nossas novidades

Ao se cadastrar você concorda com nossos termos de política de privacidade.

Receba nossas novidades

Ao se cadastrar você concorda com nossos termos de política de privacidade.