Amphenol

Blog

Agricultura 5.0: saiba o que é e como impacta o setor

11 de janeiro de 2022

A população mundial continua em expansão, e, para atender a demanda cada vez maior por alimentos, é preciso aumentar a produtividade agrícola – estima-se que, até 2050, precisaremos produzir 70% mais alimentos do que o campo já colhe atualmente.

Além do desafio de produzir mais e melhor, há as mudanças climáticas em curso que acabam impactando os ciclos das plantações.

Para enfrentar essas adversidades, o setor agrícola está integrando o uso de tecnologias inteligentes para reduzir perdas e desperdícios de alimentos, adotando colheitas melhoradas e analisando dados para tomar decisões antecipadas e assertivas.

Essas ações fazem parte de um upgrade da tendência 4.0. Continue a leitura e entenda o que é a Agricultura 5.0 e como ela impacta o setor.

O que é a Agricultura 5.0?

Também conhecida como agricultura de precisão, a Agricultura 5.0 é um conceito recente de gestão agrícola que envolve o uso de tecnologias como IoT, robótica, drones e inteligência artificial para aumentar a quantidade e a qualidade dos produtos e otimizar o trabalho.

Entre as possibilidades oferecidas pelo novo conceito, estão:

  • Sensores: equipamentos sensíveis fazem a leitura de dados do solo, da água, da luze da umidade, bem como o gerenciamento da temperatura, dando ao agricultor uma visão ampla das condições que precisam ser ajustadas.
  • Software: soluções de software agrícolas são especialmente desenvolvidas para auxiliar o produtor em diversas etapas da produção, desde o controle da área plantada, da produtividade da terra e do planejamento das colheitas até a emissão de notas fiscais.
  • Conectividade: a troca de dados e informações acontece entre sensores, equipamentos inteligentes e tablets/smartphones, permitindo o controle remoto e em tempo real.
  • Localização: tecnologias como GPS e satélite monitoram as lavouras, tornando as etapas da produção mais fáceis de serem planejadas, realizadas e monitoradas.
  • Robótica: de tratores autônomos a instalações de processamento automatizadas, é possível produzir mais utilizando menos equipamentos e coletar dados para análises gerenciais.

Leia também: 5 tecnologias essenciais para o melhor rendimento da agricultura

A revolução 5.0 para a agricultura

Todos os avanços permitidos pela Agricultura 5.0 a tornam uma excelente aliada para o aumento da produtividade. Ter acesso a dados precisos do campo é uma estratégia para apoiar as decisões de gestão, aplicando os recursos onde eles se mostram mais necessários.

Por exemplo, com informações minuciosas de cada safra, o agricultor saberá exatamente onde devem ser aplicados recursos como água e fertilizantes, entre outras inúmeras vantagens.

Como benefício da Agricultura 5.0, também podemos considerar:

Vantagens econômicas

O maior controle das atividades leva à otimização dos recursos disponíveis e, consequentemente, ao menor desperdício de água e fertilizantes, o que se traduz em economia para o agricultor.

Benefícios ambientais

A Agricultura 5.0 busca melhorar o rendimento e a sustentabilidade da atividade agrícola e o impacto ambiental de toda a cadeia agroalimentar.

Benefícios sociais

O consumidor final tem à sua disposição produtos de melhor qualidade e mais saudáveis, enquanto o trabalhador no campo conquista melhorias das suas condições de trabalho por meio de novas ferramentas tecnológicas.

Podemos considerar que a força motriz da agricultura inteligente é a Internet das Coisas, que faz a conexão entre máquinas inteligentes e sensores integrados para tornar os processos agrícolas orientados e ativados por dados.

Líder em cabos, conectores e sensores, a Amphenol possui diferentes soluções para o setor agrícola, preparadas para trazer as vantagens do conceito 5.0 para os equipamentos agrícolas.

Acesse o nosso site e conheça a ampla gama de produtos para o segmento.

Soluções Amphenol para agricultura

E-book agricultura de precisão

Newsletter Amphenol

Cadastre-se e receba nossas novidades

Ao se cadastrar você concorda com nossos termos de política de privacidade.

Receba nossas novidades

Ao se cadastrar você concorda com nossos termos de política de privacidade.