Amphenol

Blog

Conheça o conceito Smart Farming e a revolução da tecnologia agrícola

7 de junho de 2022

O aumento de demanda destinada ao setor agrícola acompanha a velocidade de evolução e crescimento da população mundial. Em consequência disso, a produção na agricultura também precisa crescer.

Para aumentar a produção agrícola, mantendo custos baixos, para que seja um negócio viável, é necessário otimizá-lo através da revolução de tecnologia agrícola. Aderir ao conceito de Smart Farming pode ser a estratégia ideal.

Continue a leitura e descubra quais tecnologia estão envolvidas nesse processo e quais as melhores soluções para potencializar ainda mais seus resultados.

O que é o Smart Farming

Você deve estar se perguntando por que é preciso otimizar uma tecnologia que sempre trouxe resultados para o negócio, mas a resposta é simples: a demanda aumentou e os recursos estão se tornando escassos.

Segundo a ONU, os fazendeiros precisarão produzir, pelo menos, 70% a mais da quantidade produzida atualmente para que a população mundial tenha o que comer em 2050.

E como uma fazenda inteligente ajudará nesse processo? O smart farming tem como foco auxiliar que os fazendeiros consigam 100% de resultado com as suas plantações, possibilitando a digitalização das técnicas agrícolas.

É comum que parte da produção acabe sendo perdida por pragas, qualidade da terra, irrigação de plantas e muitos outros fatores, o smart farming buscar frear a evolução de problemas como esses.

Como os fazendeiros ainda utilizam métodos tradicionais para a produção, precisam esperar um longo período de tempo para perceber se uma plantação irá vingar ou não, com as novas agrotecnologias essas informações serão sempre analisadas de perto e em tempo real.

Dados, medições e insights que possibilitarão que estratégias de manejo do campo sejam ultraeficientes.

Tecnologias e vantagens da Smart Farming

As vantagens são inúmeras com a evolução causada por uma smart farming, já que as informações são processadas e extraídas em tempo real, possibilitando que projeções sejam realizadas com base na análise numérica.

Além disso, com uma análise em tempo real é muito mais fácil que os planos de ação definidos sejam certeiros, já que usarão como base os números atualizados.

Tanto as análises de dados, como as demais vantagens geradas pela adesão do conceito smart farming, são oriundas do avanço tecnológico. É possível encontrar sensores inteligentes, softwares de gestão, tratores e equipamentos robóticos e IoT, direcionados ao segmento.

Porém, por se tratar de uma revolução nova, ainda há muito que possa ser otimizado, onde o agricultor definirá o que é essencial para o seu negócio. Mesmo assim, existem algumas tecnologias mais comuns e que já trazem grandes resultados, confira abaixo.

Softwares de Gestão

Com a coleta de dados em grande escala, será necessário que haja um software de gestão que possibilite que seja feito o armazenamento total dos dados de todos os segmentos. Com uma visão simplificada de seu negócio, o agricultor acertará no direcionamento de suas próximas ações.

Sensores

Com os sensores, o agricultor poderá analisar a temperatura do solo, a umidade do ar e muitos outros fatores. Outro ponto bem interessante dos sensores está na possibilidade de analisar a velocidade das colheitas, facilitando na tomada de decisões.

GPS

A mesma tecnologia que facilita seu percurso guiando o caminho também pode ser utilizado na agricultura. Por meio dele é possível avaliar a produtividade da lavoura e até programar os robôs agrícolas.

Drone

Muito utilizado na agricultura, o drone já não é novidade, mas resolve inúmeras questões no agronegócio. É com ele que é feito o mapeamento do terreno, a pulverização, a irrigação na agricultura e realização do georreferenciamento.

Satélite

Uma extensão dos olhos do agricultor sob toda a plantação. Com o uso do infravermelho, os satélites podem auxiliar na análise das condições climáticas.

IoT

Conectar equipamentos à internet inteligente trará ainda mais vantagens ao seu negócio. Com o IoT é possível extrair dados de forma cíclica, ou seja, que proporcionam o panorama completo de todos os detalhes da plantação.

Inteligência Artificial

Robôs inteligentes já estão sendo fabricados para o segmento agrícola, como as máquinas de plantio e colheita, que permitem que seja definido um mapeamento de ação. Essa característica é muito importante para agricultores que trabalham com mais de uma especiaria.

Blockchain

Essa tecnologia possibilita que sejam mantidos em segurança os dados coletados. Como a smart farming está cada vez mais ganhando força, existem muitos dados de negócios sendo coletados. Com o blockchain você garante que seus insights e suas ações se mantenham privadas.

Solução DuraMateTM Family no Smart Farming

A Amphenol é líder mundial no segmento de conectores, garantindo tecnologia de ponta e segurança confirmada em todas as instalações e processos. Para garantir maior durabilidade das máquinas e manter a segurança do agricultor, a Amphenol garante conectores e sensores de alta qualidade e com certificação IP68, como é o caso da Família DuraMate™.

A Família DuraMate™ foi desenvolvida para o segmento agrícola, estando disponível em conectores de plástico ou metal. Os conectores DuraMate™ são conectores circulares de conexão rápida, selados e multipinos, fornecem um sistema de bloqueio tipo baioneta.

Eles são projetados para atender aos padrões IOS 11783 e suportar o desafio e complexidades de aplicações em ambiente pesados, off-road e agrícolas. Clicando aqui  você acessa o catálogo completo da Família DuraMate™.

Todos os conectores Amphenol podem ser solicitados com formatos e tecnologias exclusivas, entre em contato conosco e confira as melhores possibilidades para o seu negócio.

Newsletter Amphenol

Cadastre-se e receba nossas novidades

Ao se cadastrar você concorda com nossos termos de política de privacidade.

Receba nossas novidades

Ao se cadastrar você concorda com nossos termos de política de privacidade.