Amphenol
BlogOs benefícios do Mapa de Insolação Brasileiro no mercado de energia solar
21 de junho de 2022O ano de 2022 deu um “start” ainda maior no mercado da energia fotovoltaica, justamente por ser uma energia renovável barata. Além de limpa, a energia solar é inesgotável, utilizando os raios de luz solar para gerar energia.
Claro, é preciso levar em consideração se o lugar onde pretende-se instalar a energia solar é realmente um lugar adequado para isso. Para o processo de decisão e instalação, o Mapa de Insolação Brasileiro pode ajudar. Continue a leitura e saiba como!
A ligação entre irradiação solar e energia fotovoltaica
A instalação de painéis fotovoltaicos para a coleta de energia solar precisa ser estratégica. Para garantir que a instalação seja feita em um lugar ideal, é preciso calcular em W/m² através da irradiação direta e a irradiação difusa.
A irradiação direta é aquela que representa a ação do sol em uma linha imaginária, que não sofre espalhamento na atmosfera, já a irradiação difusa é aquela que vem de todas as direções, ou seja, que foi refletida.
Por ser um país com território extenso e estar próximo à linha do Equador, o Brasil é o país que mais recebe irradiação solar no mundo inteiro, chegando a receber de 4.500 a 6.300 Wh/m² por dia.
Essa quantia de irradiação é 40% a mais que a Alemanha, que é o país que mais investe em energia fotovoltaica no mundo. Mas por que a energia solar ainda não é a fonte matriz de energia no Brasil? Por falta de conhecimento dos cidadãos e pelo custo de instalação.
O que é o Mapa de Insolação Brasileiro e quais seus benefícios?
Agora que entendemos um pouco mais sobre a irradiação solar, vamos falar sobre o Mapa de Insolação Brasileiro. O Mapa é uma medida confiável que indica quais regiões são mais propícias para a instalação de placas solares no Brasil, gerando mais energia.
O Brasil é agraciado em todo o seu território com uma quantidade gigantesca de luz solar por dia. Mesmo assim, para uma instalação mais certeira, o ideal é investir em locais que estejam no ápice da irradiação solar, ganhando assim maior força energética.
Você pode conferir quais as regiões mais promissoras acessando o Atlas Brasileiro de Energia Solar, um material oficial e rico, publicado em 2017 e com alta relevância para o cenário fotovoltaico.
O Atlas Brasileiro de Energia Solar conta com dados coletados durante 17 anos por satélite, sendo validado por mais de 500 estações de medição em superfície.
- Leia também: O envelhecimento saudável dos sistemas fotovoltaicos
O que considerar na instalação de energia solar
Para instalação de energia solar, monte um projeto fotovoltaico analisando a necessidade do seu cliente e seus gastos energéticos. Você precisa conhecer o consumo mensal de kWh para definir a quantidade de placas solares que irá instalar. Durante o cálculo, o ideal é levar em consideração o consumo médio de kWh do último ano.
Além disso, para projetar um sistema energético que tenha uma longa vida útil, é preciso utilizar produtos de qualidade que suportem a tensão energética e a exposição ao tempo, como é o caso dos produtos da Amphenol direcionados ao segmento da energia fotovoltaica. Confira nosso catálogo aqui!
Fique por dentro das novidades do setor da energia fotovoltaica, confira o Blog da Amphenol. Já nos segue nas redes sociais? Seguindo a Amphenol no LinkedIn você sempre será avisado de novos conteúdos publicados por aqui.