Amphenol

Blog

Energia Solar em 2023: confira as previsões e as tendências do mercado

22 de março de 2022

O ano de 2023 será ainda mais importante para o mercado da energia solar no Brasil. Com a implementação da Lei do Marco Legal da Geração Distribuída, o setor conta agora com mais segurança e garantia referente às tarifas e aos benefícios da geração própria de energia. 

Com esta nova Lei de energia solar em 2023, mais consumidores e clientes surgiram para o segmento de energia solar, já que o Marco Legal da Geração Distribuída entrou em vigor neste ano. 

O mercado de consumidores de energia solar se solidificou ainda mais, tendo previsão de gerar um faturamento de aproximadamente R$ 100 bilhões em 2030, segundo a ABSOLAR. Continue a leitura e confira quais são as tendências de mercado para este ano.

Os impactos da energia solar em 2023

Com essa mudança pela Lei do Marco Legal da Geração Distribuída, novas previsões e tendências surgiram. Leia, a seguir, quais são as principais para 2023.

Energia Solar em 2023: confira as previsões e as tendências do mercado

No final de 2015, existiam cerca de 700 empresas direcionadas ao segmento de energia solar; em 2016, esse número subiu para 1.400; e em 2020, aumentou ainda mais chegando a 5.000 empresas que movimentavam até R$ 10 bilhões. 

Quanto mais empresas solares surgirem, mais empregos serão gerados em território nacional – contando que esse número continue crescendo gradativamente como nos últimos anos.

A tecnologia MLPE e o uso de baterias

Com o passar dos anos, a Lei do Marco Legal de Geração Distribuída exigirá que os sistemas elétricos venham a se adaptar com o uso de tecnologias de monitoramento de geração, como a tecnologia MLPE (Module-Level Power Electronics). 

Além das tecnologias de gestão, o uso de baterias para sistemas híbridos e off-grid também será mais recorrente, já que permite o armazenamento da energia produzida ao invés de colocá-la diretamente na rede. 

Módulos flexíveis

Os módulos flexíveis estarão ainda mais otimizados na energia solar em 2023. A grande diferença está na potência desses módulos, aumentando a segurança das instalações. 

Mas não quer dizer que estes módulos irão substituir os módulos que já estão no mercado, eles apenas possibilitaram mais alternativas para cada tipo de projeto. 

Estrutura de Laje

Um dos principais medos de quem instala módulos solares é a de ter a estrutura danificada por causa de ventos. Para dar mais segurança ao projeto e possibilitar melhorias futuras, estão sendo desenvolvidas estruturas que facilitam a instalação desses módulos.

Estas estruturas são fabricadas em 100% polietileno e contam com design que possibilita que sejam preenchidas com brita e areia, entre outras matérias que possam garantir mais estabilidade dos módulos. 

Economia a longo prazo

Mesmo com a aprovação e a aplicação na nova Lei, a geração própria de energia solar ainda será viável para o consumidor. Mesmo com as taxas progressivas para quem optar pela instalação de painéis solares em 2023, a economia a longo prazo com a conta de luz pode chegar em até 95%. 

Outros pontos de grande destaque são o barateamento dos sistemas fotovoltaicos, a imunidade à inflação energética, a valorização do imóvel e, por fim, a garantia de até 25 anos por sistema fotovoltaico. 

A Amphenol e o mercado de energia solar

A tecnologia deverá avançar ainda mais no setor de energia solar, e o investimento em equipamentos de qualidade proporciona sistemas fotovoltaicos com alta capacidade e durabilidade que ultrapassa décadas.

Uma marca com 80 anos de história, a Amphenol é líder em conectores e cabos CC e CA para painéis de energia solar.

Acesse o nosso catálogo para conhecer as opções de conectores solares ou entre em contato para solicitar conectores personalizados para a sua demanda.

Quer receber mais conteúdos como este em uma curadoria mensal? Assine a newsletter da Amphenol aqui. 

Newsletter Amphenol

Cadastre-se e receba nossas novidades

Ao se cadastrar você concorda com nossos termos de política de privacidade.

Receba nossas novidades

Ao se cadastrar você concorda com nossos termos de política de privacidade.