Amphenol

Blog

Energia solar em 2022: confira as previsões e tendências de mercado

22 de março de 2022

O ano de 2022 vai ficar marcado como o ano que transformou o mercado da energia solar no Brasil graças ao marco regulatório da geração distribuída (GD).

Ele estabeleceu um conjunto de normas para regular a produção própria de eletricidade através de fontes renováveis, os consumidores brasileiros terão melhores garantias para adotarem micro e minigeradores da GD de energia por aqui.

Por si só, a mudança deve atrair novos clientes para o segmento de energia solar, uma vez que as novas regras de cobrança pela tarifa do uso do fio passarão a valer apenas a partir de janeiro de 2023.

Quem adotar a GD ainda em 2022 ficará livre da taxa até 2045, bem como quem já faz uso de matrizes energéticas sustentáveis. Mas, o que mais deve impactar o setor de energia solar em 2022? Veja, a seguir, as principais previsões e tendências.

Principais previsões e tendências para energia solar em 2022

Confira abaixo os principais apontamentos de previsões e tendências para o mercado de energia solar em 2022.

Crescimento de até 30% em todo o mundo

Segundo a Agência Internacional de Energia (IEA), o uso de energia solar poderá chegar a 30% em 2022 no mundo, levando em conta países com a maior capacidade instalada de geração, como a China, Alemanha, Japão e Estados Unidos.

O Brasil, que no ano passado entrou para o grupo dos 20 países líderes em capacidade instalada de energia solar, deve atrair investimentos e continuar em franco crescimento, como você vê na próxima tendência.

Leia também: Os impactos, as vantagens e as previsões da 5G no Brasil

Mais de R$ 50 bilhões em investimentos

A previsão é da ABSOLAR, que estima que em 2022 o setor solar receba mais de R$ 50,8 bilhões em investimentos. Atualmente, o Brasil dispõe de 4,6 GW de potência instalada em usinas solares de grande porte, equivalente a 2,4% da nossa matriz elétrica.

Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Santa Catarina são os estados com maior potência instalada.

Leia também: Como escolher o melhor local para a instalação de painéis fotovoltaicos

Geração de energia solar gera também mais empregos

Não é só para o planeta – e para o bolso do consumidor – que a energia solar traz benefícios. A matriz fotovoltaica acrescenta vantagens para a economia ao contribuir com a geração de mais empregos.

Em 2022, a estimativa é de que surjam em torno de 350 mil novos empregos em todas as regiões do país. Faz sentido: no mundo todo, a energia solar fotovoltaica é a maior empregadora dentre as energias renováveis, com mais de 3,4 milhões de oportunidades.

Leia também: O envelhecimento saudável dos painéis fotovoltaicos

A Amphenol e o Sol

A tecnologia deverá avançar ainda mais no setor de energia solar e o investimento em equipamentos de qualidade proporciona sistemas fotovoltaicos com alta capacidade e durabilidade que ultrapassa décadas

Uma marca com 80 anos de história, a Amphenol é líder em conectores e cabos CC e CA para painéis de energia solar.

Acesse o site para conhecer as opções de conectores solares – os melhores do mercado – ou envie uma mensagem para solicitar conectores personalizados para a sua demanda.

Quer receber mais conteúdos como esse em uma curadoria mensal? Assine a newsletter da Amphenol aqui.

Newsletter Amphenol

Cadastre-se e receba nossas novidades

Ao se cadastrar você concorda com nossos termos de política de privacidade.

Receba nossas novidades

Ao se cadastrar você concorda com nossos termos de política de privacidade.