Amphenol

Blog

10 Principais práticas sustentáveis na agricultura

21 de novembro de 2022

Práticas sustentáveis na agricultura são fundamentais para garantir que gerações futuras tenham acesso aos recursos disponíveis hoje no planeta.

Além de contribuir para o combate de problemas climáticos globais e oferecer alimentos mais saudáveis para o consumidor, essas mudanças também podem ser a chave para reduzir custos e aumentar a eficiência das plantações.

Neste conteúdo, reunimos as 10 principais estratégias que você pode adotar e garantir uma agricultura mais sustentável, conservando o meio ambiente e garantindo a prosperidade do seu negócio. Confira!

Práticas sustentáveis fundamentais na agricultura

O público que busca o consumo de alimentos cultivados de forma responsável tem crescido muito. Veja nossas dicas de práticas sustentáveis na agricultura e aproveite essa tendência do mercado!

1 – Implemente um sistema de gotejamento como prática sustentável

Existem tecnologias essenciais para melhorar o rendimento da agricultura de forma sustentável, além disso, algumas soluções podem ser relativamente mais simples, como é o caso do sistema de irrigação por gotejamento.

Esse sistema tem como objetivo aplicar gotas de água diretamente na raiz das plantas. O processo consiste em usar gotejadores que mantém uma vazão lenta e permanente da água, mantendo a umidade nos locais adequados.

Os gotejadores podem ser feitos com canos ou mangueiras, com furos espaçados para saída da água que são posicionados de forma alinhada por toda a plantação. Atualmente é possível desenvolver sistemas de gotejamento inteligente, que mescla esta prática sustentável com recursos tecnológicos.

2- Use adubos orgânicos na agricultura

Talvez você já conheça termos como compostagem e terra vegetal. O adubo orgânico é uma solução altamente lucrativa e benéfica para a saúde das plantas e de quem for consumi-las.

Com a montagem de um espaço para proporcionar a decomposição de resíduos de origem vegetal como talos, caules e raízes de plantas, folhas secas e até restos de alimentos em certa quantidade, a compostagem ainda pode conter resíduos de origem animal como esterco de boi.

O resultado dessa decomposição, o adubo orgânico, é uma das práticas sustentáveis na agricultura que pode ser usado tanto em fazendas quanto em ambientes industriais e residências.

3 – Aposte em sistemas agroflorestais e reduza o impacto

Os Sistemas Agroflorestais, também conhecidos por SAFs viabilizam a ocupação de solos, mesmo que você tenha áreas arborizadas (sem a necessidade de suprimir as árvores para isso). A prática é conhecida por promover o manejo sustentável em matas mais fechadas.

Com este modelo de plantio, a tendência é que a diversidade e a vida ganhem espaço, uma solução que otimiza a pegada ecológica do plantio, é altamente rentável e está em conformidade com os órgãos de fiscalização.

4 – Conheça os conceitos de permacultura

A permacultura é uma prática que fica cada vez mais popular na área da agricultura sustentável. O conceito reúne design, ecoeficiência e interconexão para a melhoria de resultados, respeitando 12 princípios. São eles:

  1. Observar e interagir com a natureza.
  2. Capturar e armazenar energia aproveitando recursos naturais abundantes.
  3. Obter rendimento com o trabalho.
  4. Aplicar autorregularão e aceitar retroação.
  5. Usar e valorizar serviços e recursos renováveis.
  6. Evitar desperdício e aproveitar resíduos.
  7. Desenhar os padrões aos detalhes.
  8. Integrar mais que segregar.
  9. Usar soluções pequenas e lentas.
  10. Usar e valorizar a diversidade.
  11. Usar limites, bordas e valorizar o marginal.
  12. Usar e responder à mudança com criatividade.

5 – Controle queimadas e realize o reflorestamento

A prática de queimadas para limpeza do solo já é vista como uma prática contraproducente e até mesmo criminal, ocasionando multas e até prisões, dependendo da área.

Em poucos anos de queimadas, a pastagem ou lavoura fica mais fraca. Por este motivo, várias práticas sustentáveis na agricultura são indicadas como:

  • sistemas agroflorestais;
  • plantio direto;
  • práticas de reflorestamento;
  • lavoura-pecuária-floresta;
  • trituração da capoeira.

6 – Conte com o MIP — Manejo Integrado de Pragas

O MIP é uma técnica que usa predadores das pragas para reduzir as pragas abaixo do nível do controle. O objetivo não é exterminar todas as pragas, mas criar um ambiente controlado, no qual elas coexistem sem causar danos econômicos às plantações.

Para que isso aconteça, é preciso manter um monitoramento constante, estudar sobre as características dos plantios e tipos de pragas, optando pela solução que seja mais adequada à situação.

7 – Aplique o plantio direto como prática sustentável na agricultura

Também conhecido como SDP, o Sistema de Plantio Direto é uma prática já conhecida por muitos agricultores, utilizando o solo constantemente para aumentar a lucratividade do negócio.

Entretanto, como uma das práticas sustentáveis na agricultura, este modelo está o revolucionando o setor, fazendo a semeadura em solos que não foram arados, evitando assim a erosão do local. Neste modelo, a semente fica em contato direto com o solo.

8 – Integre lavoura, pecuária e a mata nativa

A ILPF, ou Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, é uma tendência na agricultura ecológica. Nesta prática, acontece a integração entre a lavoura e espécies arbóreas comerciais, recuperando pastagens degradadas, melhorando a infiltração de água de chuva no solo.

Isso garante a boa forragem nas entressafras, proporcionando também bem-estar ao animal.

9 – Faça a rotação de culturas

A rotação de culturas contribui para os cuidados com o solo e aumenta a produtividade das lavouras. Essa é uma prática que deixa a terra mais rica, ajuda no controle de doenças e pragas.

Além disso, o simples fato de trocar a cultura nos terrenos também melhora a permeabilidade do solo, e sucessivamente aumentando a permeabilidade do solo.

10 – Adote a agricultura 5.0 como prática sustentável

A agricultura 5.0 é fundamental para viabilizar práticas sustentáveis hoje em dia.

Ela usa a inteligência e inovação do desenvolvimento tecnológico nos sistemas de plantio, aumentando a eficiência, melhorando o monitoramento e promovendo uma integração de soluções que hoje já é uma realidade para os negócios agropecuários, como:

  • sensores inteligentes;
  • IoT — Internet das Coisas;
  • AI — Inteligência Artificial;
  • drones;
  • GPS.

Como você deve ter percebido, as práticas sustentáveis na agricultura têm um foco em otimizar a performance das lavouras ao mesmo tempo em que alinha o posicionamento do agronegócio como ambientalmente responsável e socialmente inclusivo.

Existem várias soluções que podem contribuir nos plantios e manutenção das plantações, o mais importante é iniciar a mudança, apostando nas propostas que terão uma implementação mais fácil no seu negócio.

Convidamos você para conhecer nosso catálogo de produtos e descobrir soluções para atualizar seu sistema agrícola! E se você quer saber mais sobre a revolução tecnológica da agricultura, acesse nosso e-book gratuito Agricultura de Precisão: Otimização e sustentabilidade para o seu negócio.

Newsletter Amphenol

Cadastre-se e receba nossas novidades

Ao se cadastrar você concorda com nossos termos de política de privacidade.

Receba nossas novidades

Ao se cadastrar você concorda com nossos termos de política de privacidade.