Amphenol

Blog

Cabos coaxiais automotivos: quais são os tipos e os seus benefícios?

17 de novembro de 2022

Confeccionados com base em fio de cobre e blindagem em malha metálica, os cabos coaxiais automotivos conduzem a energia e garantem a segurança na transmissão de dados, sendo uma das tecnologias de conexão mais antigas do mundo da tecnologia.

Um dos motivos que garantiram a popularidade desses equipamentos está na sua resistência, sendo um cabo blindado e que auxilia contra interferências eletromagnéticas.

Atualmente, esses cabos são muito utilizados no mercado automotivo. Continue a leitura e saiba mais sobre os tipos de cabos coaxiais e quais são os seus benefícios.

Quais são os tipos de cabos coaxiais automotivos?

Os cabos coaxiais são equipamentos muito potentes e seguros, contando com blindagens que evitam que os ruídos externos dificultem a comunicação.

Entretanto, esses equipamentos são muito complexos de serem instalados, já que são mais rígidos que os cabos normais. Atualmente existem dois tipos de cabos coaxiais:

Cabo Coaxial Fino

Também conhecido como coaxial banda base, este tipo de cabo é o mais comum nas redes locais, sendo direcionado à transmissão digital.

Outro diferencial deste cabo está na sua maleabilidade (sendo muito flexível e garantindo mais facilidade na instalação) e na sua excelente imunidade contra ruídos eletromagnéticos.

Cabo Coaxial Grosso

Ou coaxial de banda larga, este cabo é destinado à transmissão analógica, sendo dividido em dois caminhos: o inbound (caminho de transmissão) e o outbound (caminho de recepção).

Diferente dos Cabos Coaxiais Finos, os Cabos Coaxiais Grossos precisam de amplificadores analógicos para realizarem a transmissão de dados em uma distância maior.

Justamente por isso, foram desenvolvidos dois sistemas de instalação de cabos coaxiais grossos: o com cabos duplos (no qual a informação chega por um cabo e é enviada por outro) e o com cabo único (no qual a informação chega e sai pelo mesmo cabo).

Quais são os benefícios dos cabos coaxiais automotivos?

Os carros estão cada vez mais inteligentes e, para acompanhar a qualidade, seus equipamentos também precisam ser.

Para potencializar a troca de informações dentro dos sistemas automotivos, os cabos coaxiais possibilitam a segurança das instalações contra interferências externas, oferecem maior escalabilidade e garantem melhor compatibilidade com as infraestruturas de rede.

Além da sua óbvia facilidade para a conexão e a transmissão de dados, os cabos coaxiais são mais leves e econômicos para os fabricantes, possibilitando que os veículos continuem potentes em velocidade.

É de extrema importância levar em consideração a segurança em todas as áreas de um projeto, e, quando se fala em Ethernet em veículos, optando pela conexão por meio de cabos coaxiais, o automóvel possuirá melhor gerenciamento de recursos da rede, mais segurança e uma variedade de vetores contra-ataques.

Conheça a Amphenol

Para evitar surpresas durante as instalações dos equipamentos e no manuseio de conexões automotivas, é preciso garantir que os produtos utilizados sejam de altíssima qualidade.

A Amphenol oferece equipamentos top de linha do mercado automobilístico, garantindo soluções tecnológicas de ponta. Você pode conferir todas as soluções disponíveis acessando o catálogo completo.

 

Gostou deste conteúdo? Então siga a Amphenol no LinkedIn, assim você fica por dentro de todas as novas matérias que serão postadas no Blog.

Receba nossas novidades

Ao se cadastrar você concorda com nossos termos de política de privacidade.