Amphenol

Blog

Cabos coaxiais automotivos: quais são os tipos e os seus benefícios?

17 de novembro de 2022

Confeccionados com base em fio de cobre e blindagem em malha metálica, os cabos coaxiais automotivos conduzem a energia e garantem a segurança na transmissão de dados, sendo uma das tecnologias de conexão mais antigas do mundo da tecnologia.

Um dos motivos que garantiram a popularidade desses equipamentos está na sua resistência, sendo um cabo blindado e que auxilia contra interferências eletromagnéticas.

Atualmente, esses cabos são muito utilizados no mercado automotivo. Continue a leitura e saiba mais sobre os tipos de cabos coaxiais e quais são os seus benefícios.

Quais são os tipos de cabos coaxiais automotivos?

Os cabos coaxiais são equipamentos muito potentes e seguros, contando com blindagens que evitam que os ruídos externos dificultem a comunicação.

Entretanto, esses equipamentos são muito complexos de serem instalados, já que são mais rígidos que os cabos normais. Atualmente existem dois tipos de cabos coaxiais:

Cabo Coaxial Fino

Também conhecido como coaxial banda base, este tipo de cabo é o mais comum nas redes locais, sendo direcionado à transmissão digital.

Outro diferencial deste cabo está na sua maleabilidade (sendo muito flexível e garantindo mais facilidade na instalação) e na sua excelente imunidade contra ruídos eletromagnéticos.

Cabo Coaxial Grosso

Ou coaxial de banda larga, este cabo é destinado à transmissão analógica, sendo dividido em dois caminhos: o inbound (caminho de transmissão) e o outbound (caminho de recepção).

Diferente dos Cabos Coaxiais Finos, os Cabos Coaxiais Grossos precisam de amplificadores analógicos para realizarem a transmissão de dados em uma distância maior.

Justamente por isso, foram desenvolvidos dois sistemas de instalação de cabos coaxiais grossos: o com cabos duplos (no qual a informação chega por um cabo e é enviada por outro) e o com cabo único (no qual a informação chega e sai pelo mesmo cabo).

Quais são os benefícios dos cabos coaxiais automotivos?

Os carros estão cada vez mais inteligentes e, para acompanhar a qualidade, seus equipamentos também precisam ser.

Para potencializar a troca de informações dentro dos sistemas automotivos, os cabos coaxiais possibilitam a segurança das instalações contra interferências externas, oferecem maior escalabilidade e garantem melhor compatibilidade com as infraestruturas de rede.

Além da sua óbvia facilidade para a conexão e a transmissão de dados, os cabos coaxiais são mais leves e econômicos para os fabricantes, possibilitando que os veículos continuem potentes em velocidade.

É de extrema importância levar em consideração a segurança em todas as áreas de um projeto, e, quando se fala em Ethernet em veículos, optando pela conexão por meio de cabos coaxiais, o automóvel possuirá melhor gerenciamento de recursos da rede, mais segurança e uma variedade de vetores contra-ataques.

Conheça a Amphenol

Para evitar surpresas durante as instalações dos equipamentos e no manuseio de conexões automotivas, é preciso garantir que os produtos utilizados sejam de altíssima qualidade.

A Amphenol oferece equipamentos top de linha do mercado automobilístico, garantindo soluções tecnológicas de ponta. Você pode conferir todas as soluções disponíveis acessando o catálogo completo.

 

Gostou deste conteúdo? Então siga a Amphenol no LinkedIn, assim você fica por dentro de todas as novas matérias que serão postadas no Blog.

Newsletter Amphenol

Cadastre-se e receba nossas novidades

Ao se cadastrar você concorda com nossos termos de política de privacidade.

Receba nossas novidades

Ao se cadastrar você concorda com nossos termos de política de privacidade.