Amphenol

Blog

Conectores para veículos elétricos: como escolher um conector de qualidade

25 de novembro de 2021

Eles chegaram para ficar. O aumento da demanda por carros elétricos (EVs) e híbridos (HEVs) é uma tendência mundial, motivada parte pelo avanço tecnológico que permite a produção de modelos com mais autonomia e menor custo tornando os veículos movidos a bateria mais acessíveis, parte pela crescente conscientização das pessoas com relação a preservação dos recursos ambientais.

À medida que esse mercado continua a florescer, os fabricantes de automóveis devem buscar soluções de conectores de energia eficazes e de alta qualidade que atendam às altas demandas de seus produtos e colaborem para a fabricação de EVs com componentes duráveis.

Leia também: Veja quais são as previsões para mobilidade elétrica no Brasil

Neste sentido, é indispensável que os conectores para veículos elétricos disponham de vários recursos essenciais, que incluem:

  • Design robusto
  • Recursos de transporte de alta corrente
  • Compatibilidade de alta tensão
  • Resistência a contaminantes ambientais como poeira e água

A Amphenol Positronic oferece várias soluções de conectividade viáveis ​​para o mercado de EV e que não atendem apenas automóveis, mas também aeronaves elétricas.

A seguir, você vai conhecer, em detalhes, as vantagens que cada recurso oferece para as conexões em veículos elétricos.

O que você deve considerar ao avaliar conectores para veículos elétricos

Potência, durabilidade, resistência e segurança estão entre os recursos procurados em conectores de EVs. Conheça todos eles:

POTÊNCIA

Conectores altamente robustos

Os veículos elétricos e híbridos requerem baterias fortes e confiáveis ​​que forneçam um alto nível de energia e as soluções convencionais de conectividade não serão suficientes.

Questões como limites de amperagem e tensão devem ser levados em consideração, e os conectores devem combinar robustez com a capacidade de lidar com correntes mais altas.

Lembre-se de que essas altas expectativas também se aplicam aos conectores de alimentação usados ​​em estações de carregamento, não apenas ao plugue de alimentação inserido no veículo.

Os conectores EVs devem lidar com uma quantidade significativa de energia, mas também devem fazer isso ao mesmo tempo em que atendem aos rígidos requisitos de tamanho e peso. Devem ser como cabines de força em miniatura, oferecendo potente funcionalidade em embalagens pequenas e leves.

DURABILIDADE

Conectores que suportam condições adversas

Qualquer conector destinado a um ambiente hostil, incluindo aqueles usados ​​em EVs e suas estações de carregamento, deve ser robusto e preparado para suportar muitos anos de condições adversas.

Para atingir esse alto nível de durabilidade, os projetistas de conectores EV devem ter um conhecimento profundo das condições esperadas nas quais os conectores irão operar.

Os veículos elétricos passam por grandes vibrações e choques e entram em contato com uma variedade de contaminantes ambientais: chuva, poeira, sujeira, areia, combustível, lubrificantes, fluidos hidráulicos, etc., muitos dos quais podem ameaçar a capacidade do veículo de funcionar com segurança.

Para resistir a essas condições extremas, os conectores EV devem incluir recursos como os seguintes:

  • Contatos macho e fêmea resistentes à corrosão
  • Materiais resistentes que sobreviverão a anos de uso
  • Contracapa externas resilientes que podem permanecer firmes contra condições climáticas extremas, impactos e contaminantes
  • Contatos sólidos para garantir o alinhamento e conectividade confiável em ambientes de alta vibração
  • Mecanismos de travamento positivo
  • Vedantes de borracha impenetráveis ​​ao redor do corpo do conector que permanecerão flexíveis apesar das flutuações de temperatura

Além disso, os fabricantes de veículos elétricos devem manter a conformidade com os regulamentos ambientais ao projetar e fabricar os conectores EVs.

SEGURANÇA

Conectores projetados pensando na segurança

Os EVs requerem uma quantidade significativa de energia, o que significa que também representam um risco significativo de segurança.

Como eles geram circuitos com classificações de corrente e tensão muito altas, seus conectores devem incluir recursos de segurança elétrica adicionais para proteger a pessoa que fará a manutenção de veículos e aeronaves.

Por exemplo, as capas isolantes nos contatos machos e os conectores fêmeas recuados adequadamente (recuados dentro do isolador do conector) garantem que os operadores não tocarão acidentalmente nos circuitos elétricos energizados.

Obviamente, as preocupações com a segurança da tecnologia de bateria EV vão além da segurança elétrica; os projetistas de conectores também devem minimizar os perigos apresentados por fogo, fumaça e toxicidade.

Por exemplo, os materiais plásticos, às vezes, apresentam risco de incêndio e, portanto, devem ser escolhidos com cuidado para garantir que minimizem os riscos de segurança.

Conectores EV da Positronic

À medida que a demanda por EVs e HEVs aumentou, também aumentou a demanda por conectores eletrônicos de alta qualidade que possam oferecer suporte eficaz a essas tecnologias de ponta.

A Positronic está bem equipada para fornecer conectores para unidades de carregamento de veículos elétricos, aeronaves elétricas e sistemas ferroviários.

Os seguintes conectores são os mais adequados para cada setor:

Estações de carregamento de veículos elétricos (EV)

família de sistemas de conexão de energia  é uma ótima opção de conector de energia para aplicações de estação de carregamento devido ao número de configurações disponíveis e desempenho comprovado.

Dentro da família de produtos, existem opções de alta corrente e alta tensão que podem ser combinadas com uma variedade de tipos de terminais de PCB e fios, incluindo uma grande variedade de medidores de fios, PCB reto e solda em ângulo, bem como contatos de encaixe por pressão.

Sistemas elétricos de trilhos The Panther

A família Panther também é uma excelente escolha para aplicações de trilhos elétricos, pois combina alta potência com resistência a choques e vibração. Ele pode ser usado de forma confiável em ambientes hostis, incluindo aqueles com temperaturas extremas.

O Panther é um conector IP65 / 67 / 68 / 69K médio e robusto projetado para uso em trilhos, movimentação de terras, bateria e aplicações relacionadas. Ele atende às necessidades de energia e sinal.

Aeronave elétrica Série Scorpion

A família Scorpion foi projetada para fornecer os conectores modulares de energia/sinal mais versáteis do mercado.

Os conectores são classificados para até 100 amperes por contato, e a família apresenta módulos em branco para maior fuga e folga para necessidades de alta tensão. Existem também opções de ventilação para resfriamento aprimorado.

Na Amphenol Positronic acreditamos na criação de conectores versáteis e de alta qualidade. Nossos processos de projeto e fabricação atendem e frequentemente excedem as necessidades de qualidade e confiabilidade de nossos clientes.

Para atender às necessidades de nossos diversos clientes, temos uma infinidade de opções disponíveis. Se você deseja solicitar recomendações de produtos, localizar um agente de vendas, fazer uma pergunta técnica ou simplesmente solicitar um orçamento, entre em contato e solicite mais informações.

Newsletter Amphenol

Cadastre-se e receba nossas novidades

Ao se cadastrar você concorda com nossos termos de política de privacidade.

Receba nossas novidades

Ao se cadastrar você concorda com nossos termos de política de privacidade.