Amphenol

Blog

Quais os tipos de carregadores para veículos elétricos e suas vantagens?

13 de abril de 2022

A era dos carros elétricos chegou juntamente com o aumento significativo do valor do combustível. Mesmo com um valor inicial elevado, os veículos elétricos são investimentos rentáveis a longo prazo para o bolso e o meio ambiente.

Estima-se que, até 2035, mais de 60% dos automóveis nas ruas serão eletrificados. Apesar da estimativa otimista, a velocidade do carregamento dos veículos elétricos ainda é um desafio para a mobilidade elétrica no Brasil.

Atualmente, um carro elétrico leva cerca de oito horas em uma tomada de 220 V para receber uma carga completa, a não ser que seja escolhido um modelo diferente de carregador.

Quer descobrir quais são os tipos de carregadores para veículos elétricos existentes no mercado e para que serve cada um deles? Continue a leitura!

TIPOS DE CARREGADORES PARA VEÍCULOS ELÉTRICOS

O carregamento de um carro elétrico acontece através de uma corrente contínua (DC) que passa por um conector até chegar a bateria do veículo, o que torna necessário ter um inversor para converter a energia já que as tomadas comuns enviam uma corrente alternada (AC).

Os únicos veículos que podem utilizar uma AC são os de carregamento ultrarrápido que possuem um inversor interno acoplado. Confira abaixo quais são os tipos de carregadores de veículos elétricos e suas funcionalidades:

Carregador de Emergência ou Básico

Este é o carregador que já vem com o carro elétrico na hora da compra, permitindo o carregamento em tomadas comuns (de 10 A). Esse aparelho é mais leve e pequeno que os demais justamente por ser ideal para emergências.

A sua praticidade implica na potência da carga, sendo muito mais lento na hora de carregar a bateria do veículo. Por sua potência máxima ser de aproximadamente 2 kW em 220 V ou 1 kW em 110 V, em uma bateria de 40 kW, seria necessário de 20 a 40h de carga para deixar a bateria 100% carregada.

Carregador Portátil

Diferente do carregador de emergência, o carregador portátil oferece praticidade e velocidade, chegando a multiplicar em 10 vezes a potência.

Por sua carga mínima ser de 3,7 kW (16 A) em 220 V e a máxima de 22 kW em 380 V (trifásico), um carro elétrico com bateria de 40 kW (sendo carregado em 22 kW) levaria apenas 2h para deixar a bateria com carga cheia.

Devido a sua alta potência, os carregadores portáteis têm conquistado maior popularidade ao serem comparados com os Wallbox (ou carregadores residenciais).

Carregador Wallbox ou Residencial

Mesmo com os carregadores portáteis sendo tão desejados, a realidade é que 80% do carregamento é feito em casa, já que é no lar que o carro terá mais horas de repouso.

Muito mais rápidos e seguros que os carregadores básicos, os wallbox geralmente são comprados e instalados na parede da casa.

Apesar da potência do carregamento similar ao dos carregadores portáteis (de 3,7 a 22 kW), os carregadores residenciais são muito mais seguros. Isso se deve ao fato de que esses carregadores utilizam uma instalação elétrica dedicada.

Carregador Parking ou Comercial

Diferente do wallbox, o carregador Parking (ou comercial) é muito mais potente. O maior diferencial do carregador comercial está em possibilitar que mais de um veículo elétrico seja carregado ao mesmo tempo, já que conta com mais de uma saída para o carregamento.

O carregador parking também permite o monitoramento e o controle, assim como faz a inversão de AC para DC através de seus conectores. Sua potência mínima é de 3,7 kW, e a máxima é de 40 kW.

Carregador Semirrápido (AC)

O carregador semirrápido não é tão rápido quanto um carregador parking, mas conta com um monitoramento completo da carga do veículo elétrico. Ele oferece histórico de consumo, gestão de energia, chave de acesso para utilização e cobrança.

Muito comum nos postos de recarga, esse carregador oferece carga em AC mínima de 16 A e máxima de 32 A.

Estação de Carga Rápida CC (Fast Charger DC)

A maior potência do mercado: um fast charger DC pode chegar a 400 kW de potência, permitindo que o veículo fique com a bateria cheia em apenas alguns minutos.

Para sustentar toda a força desse carregador, seu tamanho é considerável (já que possui um inversor integrado em seu interior).

O fast charger DC oferece carregamento com DC (assim como também AC), ou seja, nem todos os carros elétricos poderão ser abastecidos por ele. O carregamento DC precisa de conectores específicos já anexados ao carregador, como o combo CSS ou CHAdeMO.

Carregador Sem Fio

Da mesma forma que os smartphones, os carros elétricos já podem ser carregados por indução magnética. Sem fios e sem estresse, para utilizar esse carregador, o motorista só precisa estacionar o veículo em cima do carregador por indução.

Soluções Amphenol para linha automotiva

Sempre evoluindo com a demanda do mercado, a Amphenol também está presente no mercado de soluções em conectores para veículos elétricos no Brasil. A qualidade e o comprometimento com a inovação são características da marca.

A Amphenol fornece conectores de alta potência, voltagem e modernidade para veículos elétricos, atendendo a todas as normas SAE e IEC. Contando com energia de ponta, os conectores são fabricados com capa protetora, prezando pela maior durabilidade do produto e pela segurança do equipamento.

Conectores para veículos Amphenol

A Amphenol busca trazer ao mercado soluções inteligentes com o diferencial da sua montagem realizada no Brasil, garantindo menos estresse para você e mais agilidade na entrega.

Atualmente, a empresa oferece conectores de altíssima qualidade, como é o caso do EXCEL/Mate CC SAE e do ELETRONIC LOCK (12/24 V), entre outros cabos.

Os conectores para carros elétricos da Amphenol operam em 1.000 V, disponibilizando correntes contínuas de 65 A, 125 A e 200 A. Esses cabos são encontrados no mercado nos tamanhos de 16 mm², 50 mm², 70 mm², 95 mm² e 100 mm², contando com grau de proteção IP69K na maioria de suas versões.

O foco da Amphenol é levar soluções que ofereçam mais facilidade de uso para o mercado, ofertando conectores para carros elétricos que são fabricados com E-lock adaptado.

O E-lock presente nos cabos de 12 V e 24 VDC pode ser montado em 4 posições diferentes, assim como tem disponibilidade para acrescentar um sensor de temperatura integrado ao conector e ao LED que informa a quantidade da carga.

Esses dois recursos possibilitam mais segurança para você e seus equipamentos, evitando que seus produtos sejam expostos a altas cargas além do tempo necessário. Confira todas as especificações técnicas dos conectores da Amphenol clicando aqui.

 

Newsletter Amphenol

Cadastre-se e receba nossas novidades

Ao se cadastrar você concorda com nossos termos de política de privacidade.

Receba nossas novidades

Ao se cadastrar você concorda com nossos termos de política de privacidade.