Amphenol

Blog

Monomodo e Multimodo: confira os tipos de fibra óptica e quais são as suas vantagens

19 de abril de 2022

Os cabos de fibra óptica são comumente usados para transmitir dados e conteúdos digitais através de luz. Mesmo com a largura extremamente fina e flexível, esses cabos são capazes de enviar o conteúdo de maneira rápida e contínua mesmo a quilômetros de distância.

Atualmente, são encontrados dois tipos cabos de fibra óptica: o monomodo (SM) e o multimodo (MM). Continue a leitura e confira mais informações sobre eles e quais são as suas vantagens.

TIPOS DE CABOS DE FIBRA ÓPTICA E SUAS VANTAGENS

A fibra óptica é composta, principalmente, por plástico reflexivo, sílica pura ou dopada e vidro composto.

Cabos com esse tipo de fibra proporcionam tanta velocidade que uma conexão de banda larga é oferecida com cerca de 10 Mbps, garantindo quase 1,25 MB/s para começar e finalizar um download.

Leia também: Transferência de dados mais rápida: por que precisamos de mais velocidade?

Confira abaixo os dois tipos de cabos de fibra óptica, suas características e vantagens.

Cabo de Fibra Óptica Multimodo (MM)

O cabo de fibra óptica multimodo possui reflexão da luz transmitida, gerando uma quantidade maior de perda de luz.

Esse foi o primeiro modelo de cabo de fibra óptica comercializado no mercado, o que justifica ele só conseguir atingir distâncias menores ou iguais a 2 km. O núcleo do cabo multimodo também possui espessura maior, alcançando 62,5 micrômetros.

Devido a sua largura interna, o multimodo proporciona a propagação do raio de luz de modo menos linear, garantindo que mais de um feixe de luz possa ser enviado ao mesmo tempo.

O cabo de fibra óptica multimodo é mais utilizado em redes internas, sendo o mais aplicado em residências, backbone de edifícios comerciais e cabeamento horizontal.

Cabo de Fibra Óptica Monomodo (SM)

Diferente da fibra óptica multimodo, que tem o comprimento de onda de 850 nanômetros, a monomodo pode ter 1.310 ou 1.550.

Na prática, a fibra óptica monomodo possui um desempenho maior. Outro diferencial dessa fibra está na espessura de seu núcleo, que mede apenas de 8 a 10 micrômetros, tendo a casca de reflexão mais grossa.

Para projetos com cabeamentos mais distantes, a fibra óptica monomodo é a mais indicada, já que esse cabo direciona e transmite apenas um raio de luz. Por possuir apenas um caminho para a luz, o fenômeno de reflexão não acontece, o que torna possível que o raio luminoso percorra até 4km do fio.

Por ter menos dispersão da luz, o cabo monomodo oferece maior qualidade de sinal e menor interferência na transmissão de dados, sendo a melhor opção para projetos de longa distância.

Velocidade e banda larga com a Amphenol

A Amphenol é líder mundial do segmento que fornece produtos de comunicação de banda larga para redes de dados e vídeos. Sempre se mantendo a par da demanda do mercado, a Amphenol está preparada para atender o alto nível de tecnologia exigido.

Alcance o maior nível de excelência, confira todos os produtos da Amphenol clicando aqui.

Newsletter Amphenol

Cadastre-se e receba nossas novidades

Ao se cadastrar você concorda com nossos termos de política de privacidade.

Receba nossas novidades

Ao se cadastrar você concorda com nossos termos de política de privacidade.