Amphenol

Blog

Como implementar energia solar industrial em grandes empresas

13 de dezembro de 2022

Em 2022, a energia solar recebeu muitos holofotes no Brasil, disparando no número de instalações residenciais e de pequenos negócios – principalmente após a aprovação da Lei do Marco Legal de Geração Distribuída. Assim como as instalações residenciais de energia solar, no Brasil, também está crescendo exponencialmente a adesão da energia solar industrial.

Da mesma forma que os adeptos das instalações residenciais, as indústrias que fazem uso dessa energia limpa também aproveitam seus benefícios e suas vantagens.

Descubra as maiores vantagens possíveis para uma empresa que faz uso de energia fotovoltaica e veja as informações necessárias sobre como implementar um sistema solar na sua empresa. Continue a leitura!

Vantagens da Energia Solar Industrial

Os raios solares estarão em contato com a Terra todos os dias, além dessa certeza, os brasileiros são agraciados com uma fonte gigantesca dessa energia, já que a incidência solar é altíssima em todo o território do Brasil.

A localização do Brasil é uma vantagem para a produção de energia solar e, por isso, precisa ser mais explorada pelos geradores de energia elétrica.

Outro ponto de destaque para essa modalidade de geração de energia está na sua economia a longo prazo e na possibilidade de posicionar a marca para a vertente sustentável e ecológica.

O uso de fontes renováveis e limpas na geração de energia faz parte de um movimento mundial de preservação do meio ambiente e, no Brasil, é uma estratégia viável para reduzir a emissão de cerca de 60% dos gases poluentes emitidos pela queima de carvão, petróleo e gás natural.

Além da questão de sustentabilidade, ao instalar um sistema de energia solar industrial, sua empresa pode receber incentivos do governo.

Isso acontece porque, desde 2015, o ProGD busca estimular o uso de energias renováveis no país, inclusive na utilização desse recurso nas indústrias.

Há alguns anos, o maior empecilho da instalação de placas solares e sistemas de energia fotovoltaica era o alto valor inicial necessário.

Porém, desde 2010, o valor da instalação de energia solar caiu mais de 80%, sendo uma estratégia ainda mais sedutora no viés econômico. Além disso, instalações de energia fotovoltaica contam com baixa necessidade de manutenção.

Pontos importantes do processo de implantação de energia solar

Para garantir a máxima eficiência do seu sistema fotovoltaico, é preciso estar atento a todas as etapas de sua instalação. Para facilitar esse processo, confira a lista de pontos importantes do processo de implantação de energia solar.

Placas no teto ou no solo?

Mesmo sendo mais comum encontrar placas solares instaladas nos telhados, isso não é uma regra de utilização. Além das placas instaladas nos telhados, é possível realizar suas instalações no solo e, em alguns casos, sobre lagos.

O mais importante nesse quesito é a avaliação de um profissional especializado para definir qual é o local mais adequado.

Inclinação da placa

A inclinação das placas solares diz muito sobre a quantidade de raios solares que serão absorvidos, sendo um detalhe muito importante. A definição adequada de inclinação evita gastos com reparos futuros.

Off-Grid VS On-Grid

Antes de instalar seu sistema fotovoltaico, compreenda a diferença entre os termos Off-Grid e On-Grid.

O primeiro diz respeito às instalações elétricas que são desconectadas da rede de distribuição elétrica, ou seja, que apenas geram energia para a unidade instalada.

O segundo diz respeito ao oposto, sendo uma ótima opção para locais onde a distribuição de energia elétrica é mais facilitada.

Equipamentos necessários para a instalação

O processo de instalação de um sistema de energia fotovoltaica precisa ser realizado com segurança e eficiência. Confira abaixo os equipamentos que você precisará para instalar seu sistema de energia solar.

  • Painéis solares: É o equipamento que mais rapidamente é associado à energia solar. Esses dispositivos captam a luz solar e absorvem a incidência dos raios solares transformando essa energia em energia elétrica CC.
  • Suporte: É a estrutura que fixará a placa com segurança na estrutura da indústria.
  • Inversor solar: Como a energia elétrica produzida pelo painel solar é de CC, é preciso que haja um inversor de frequência para convertê-la em CA.
  • String Control Boxes: Este equipamento é uma segurança extra para o caso de haver acidentes.
  • Cabeamento CC: Estes cabos, além de garantirem que a energia absorvida chegue ao inversor solar, são altamente resistentes aos eventos climáticos e com altíssima força de potência.
  • Cabeamento CA: Por fim, estes cabos levam a energia gerada para os distribuidores de energia elétrica, possibilitando que a empresa seja abastecida energeticamente.

Por serem um sistema de geração de energia de alta potência, as instalações fotovoltaicas precisam contar com equipamentos de máxima qualidade e resistência, evitando assim que incêndios e demais acidentes possam acontecer.

A Amphenol Brasil conta com vasto portfólio de equipamentos solares, sendo uma das maiores referências em qualidade de cabeamentos e conectores de todo o mundo. Você pode conferir todos os produtos do segmento solar da Amphenol clicando aqui.

Quer ser avisado quando matérias como esta forem publicadas? Siga a Amphenol Brasil no LinkedIn e confira em primeira mão.

Newsletter Amphenol

Cadastre-se e receba nossas novidades

Ao se cadastrar você concorda com nossos termos de política de privacidade.

Receba nossas novidades

Ao se cadastrar você concorda com nossos termos de política de privacidade.