Amphenol
BlogQual é a diferença entre Minigeração e Microgeração na energia solar?
20 de setembro de 2022Até julho deste ano, a capacidade de energia solar instalada ultrapassou a marca de 17 GW, o que equivale a mais de 8% de toda a matriz elétrica do Brasil.
Esse fenômeno aconteceu devido à grande popularização da energia fotovoltaica nos últimos anos, tendo ganhado ainda mais destaque em 2022.
Com o crescente interesse dos brasileiros em optar por alternativas mais sustentáveis e com maior retorno econômico a longo prazo, saber mais sobre o assunto é importante.
Os sistemas instalados são classificados em duas categorias, continue a leitura para entender a diferença entre Minigeração e Microgeração de energia solar!
Diferença entre minigeração e microgeração de energia solar
O maior diferencial entre minigeração e microgeração de energia solar está na capacidade da potência de cada uma.
Segundo a Aneel, a microgeração de energia solar tem potência de até 75 kW, não ultrapassando essa medida. Já a minigeração de energia solar conta com uma potência superior a 75 kW, alcançando, muitas vezes, de 100 a 1.000 kW.
As residências, geralmente, fazem uso da microgeração de energia solar, onde o foco é apenas gerar energia suficiente para auxiliar com pequenos gastos elétricos.
Essa categoria conta com placas solares instaladas nas casas, sendo geralmente instaladas nos telhados e contendo um inversor de energia solar para converter em elétrica.
Já a minigeração de energia, um conceito novo no Brasil, abrange uma produção maior e que necessita de mais força de produção energética, como é o caso de grandes empresas e indústrias em geral.
Contando com potência de transmissão de média tensão, na maioria dos casos, a minigeração de energia solar terá uma taxa de custos, e a liberação que poderá demorar de duas semanas até um mês para o uso.
Você pode acessar a regulamentação da ANEEL para saber na íntegra todas as informações técnicas por meio da Resolução nº 482/2012 e da Seção 3.7 do Módulo 3 do PRODIST.
Quais são as vantagens da microgeração e minigeração de energia solar?
Contar com energia solar reduz e muito o valor da conta de energia no fim do mês, mas isso é apenas o começo. Além do viés econômico, a utilização de microgeração e minigeração de energia solar abrange várias outras vantagens para você e para o planeta. Confira:
Eficiência
Com a facilidade das instalações residenciais em telhados, a utilização de microgeração e minigeração de energia solar evita que mais usinas sejam necessárias para a produção de energia, já que a energia solar será produzida no exato lugar em que será consumida.
Outro ponto diferencial de sistemas de microgeração e minigeração está na fonte inesgotável de energia, o que garantirá um investimento rentável a longo prazo.
Sustentabilidade
Além da geração de energia branca, para a instalação de microgeração e minigeração de energia solar, é necessário fazer uso de placas solares, equipamentos que são quase totalmente recicláveis. Investindo em um sistema de energia fotovoltaica, você contribuirá para a redução da poluição mundial durante pelo menos 40 anos.
- Leia também: O envelhecimento saudável dos sistemas fotovoltaicos.
Instalação simplificada
No primeiro momento, até parece que a instalação da energia solar é bem complexa, mas essa não é a realidade. O processo de instalação é simples e bem fácil de fazer (para uma empresa especializada ou para um eletrotécnico experiente, é claro).
Estabilidade
As tarifas de energia estão sempre oscilando e aumentando, o que impossibilita que o consumidor tenha certeza do valor dessas taxas a longo prazo. Com o uso de uma microgeração ou minigeração de energia solar, você evita a instabilidade das tarifas e garante a energia da sua residência ou empresa.
A energia solar está se mostrando tão rentável que já está se tornando presente em locais distantes das cidades, como as áreas rurais.
Gostou deste conteúdo? Então não deixe de acompanhar a Amphenol no LinkedIn, lá você recebe em primeira mão todas as novas matérias que saem por aqui no blog.