Amphenol

Blog

5 Inovações Tecnológicas que marcaram o setor de Energia Solar

27 de julho de 2022

O desenvolvimento do setor de energia solar continua evoluindo para que a produção de energia, de modo sustentável, seja cada dia mais eficiente.

Por meio de muito investimento em estudos e pesquisas, as empresas do setor, os cientistas e os pesquisadores conseguiram desenvolver novos produtos com objetivo de modernizar os equipamentos usados para a geração de energia solar. O setor de energia solar está caminhando, a passos largos, rumo a inovações e aprimoramentos de suas tecnologias. Continue lendo e descubra as melhorias que mais se destacam!

Leia também: Energia solar em 2022: confira as previsões e tendências de mercado

Inovações tecnológicas do setor de energia solar

Inovações estão presentes em todos os setores, inclusive no setor de energia solar, uma forma de energia completamente sustentável. Confira abaixo as 5 inovações que marcaram o setor de energia solar.

1)  Célula Solar de Perovskita

A energia fotovoltaica já garante um rendimento energético altíssimo, mas a troca de silício por células de perovskita nos painéis solares potencializa a eficiência.

A troca do material garantiu uma conversão energética de 13 a 37% maior em comparação com as placas solares de silício, assim como tornou mais prática a construção de novos painéis, já requerendo tecnologias menos complexas.

2) Telha Solar Fotovoltaica

Diminuindo ainda mais o tempo necessário para a utilização de energia solar, as telhas solares fotovoltaicas substituem telhas convencionais e ainda possuem maior potência que os painéis solares convencionais (cerca de 9,16 Wp por telha).

Além disso, as telhas solares fotovoltaicas são esteticamente mais atraentes e fáceis de limpar.

Leia também: Energia solar: como escolher o melhor local para a instalação de painéis

3) Tinta Solar

Agora não é mais necessário optar por instalações de painéis solares para contar com a energia fotovoltaica. Na Austrália, foi desenvolvida uma tinta especial que absorve a luz solar e a converte em energia.

4) Painel Solar Orgânico

No Brasil, foi desenvolvido um filme plástico em que tintas à base de carbono impressas são capazes de absorver a energia solar: o Painel Solar Orgânico.

Diferente dos painéis atuais de silício, o painel solar orgânico é leve, fácil de ser aplicado e praticamente transparente, aumentando a versatilidade e a estética das instalações.

5) Placa Solar Ondulada

Cerca de 36% mais eficiente que os modelos tradicionais, a placa solar ondulada tem grande chance de baratear as instalações solares nas residências da população.

As placas onduladas garantem maior aproveitamento energético porque absorvem a energia solar em ângulos diferentes, podendo acompanhar a rota do sol.

Leia também: 3 boas práticas para o empresário do ramo de energia solar

Gostou deste conteúdo sobre inovações no setor de energia solar? Então continue acompanhando o Blog da Amphenol para ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia.

Newsletter Amphenol

Cadastre-se e receba nossas novidades

Ao se cadastrar você concorda com nossos termos de política de privacidade.

Receba nossas novidades

Ao se cadastrar você concorda com nossos termos de política de privacidade.