Amphenol

Blog

Soluções Amphenol para rede 5G NR (New Radio): mais velocidade, capacidade e durabilidade

11 de julho de 2022

Já ouviu falar em 5G NR (New Radio)? Aumentando ainda mais a capacidade e a força da 4G, a 5G NR foi desenvolvida para apoiar o crescimento da comunicação sem fio, possibilitando a transferência de dados por radiação eletromagnética da banda larga móvel.

Para entender mais sobre essa tecnologia revolucionária e as soluções Amphenol que podem lhe ajudar, continue lendo o conteúdo abaixo.

Tudo que você precisa saber sobre 5G NR (New Radio)

A 5G NR (New Radio) foi desenvolvida para possibilitar um transporte de dados maior pela rede central, contando com novas técnicas de engenharia e operações discretas da interface aérea.

Resumidamente, ela realiza uma interação entre o dispositivo com o hardware de rádio do provedor de rede. Essa tecnologia possibilita que a conexão seja mais estável, de maior qualidade e com mais eficiência no compartilhamento de dados e alcance áreas geográficas mais extensas.

Para garantir que sejam alcançados todos os benefícios da 5G, é ideal que se opte pelo modo autônomo, ou seja, que seja utilizada apenas a tecnologia 5G, excluindo a 4G.

No modo não autônomo, a estrutura de instalação utiliza tanto a tecnologia 4G quanto a 5G, sendo mais fácil de incrementar em uma estrutura já definida para a 4G, mas sem alcançar toda a eficiência da 5G.

Contempla-se também o modo de implantação, no qual a mesma frequência pode fazer o serviço fatiado ao mesmo tempo nos modos 4G e 5G, ou seja, nenhuma banda de espectro necessitará que seja dedicada apenas à 4G ou à 5G.

Como foi desenvolvido a 5G NR (New Radio)?

Primeiramente, a 5G NR (New Radio) foi desenvolvida visando atender os requisitos que utilizavam as melhores tecnologias e técnicas que estariam disponíveis com o lançamento da 5G.

Essa tecnologia funciona utilizando a modulação, formas de onda e tecnologias de acesso, possibilitando que seja entregue uma alta taxa de dados, desde os que precisam de baixa latência até os que precisam de pequena taxa de dados.

5G NR e a Tecnologia Beamforming

Muito utilizada nos últimos anos, a Beamforming é uma tecnologia que permite que a formação de feixe possibilite que o feixe da estação base seja direcionado ao móvel, ou seja, assim o sinal ideal será transmitido para o móvel instantaneamente enquanto reduz a interferência em outros aparelhos.

Um grande diferencial desta tecnologia em comparação com as demais é que a Beamforming não necessita de antenas grandes, já que faz a transmissão de altos níveis de diretividade programáveis.

Com frequências de 24 GHz (geradas por antenas menores), facilita ainda mais que seja possível direcionar a potência para o móvel com alta precisão.

5G NR e a necessidade de soluções eficazes

Para garantir mais eficiência na transmissão de dados por meio da 5G NR, é necessário que esses rádios sejam equipados com vários PCBs paralelos para comunicação, transmissão de sinal e processamento de sinal, em que todos eles precisam ser alimentados.

Como essas unidades de rádio são pequenas e compactas, o uso de cabos de tamanho “comum” não é uma opção, necessitando que sejam utilizados conectores de mezanino, já que possibilitam que os PCBs sejam conectados em paralelo.

O ideal para instalações de 5G NR é utilizar produtos que sejam oferecidos por marcas já conhecidas no mercado de conexão para que a utilização dessa tecnologia realmente funcione – como é o caso do conector de mezanino PwrBlade® MinniMezz da Amphenol, que possui a estrutura adequada para o sistema e a eficiência de cabos de grande formato, sendo uma atualização do PwrBlade® específica para o segmento de 5G NR.

O PwrBlade® MinniMezz oferece conexões de mezanino de perfil mais baixo, variando de 8 a 20 mm, com opções para contatos de energia e sinal.

Além do tamanho calculado para o uso de da tecnologia 5G NR, o PwrBlade® MinniMezz oferece maior densidade de corrente em aplicações com restrição de espaço, ideais para Unidades de Antena Ativas.

Esse conector também conta com ferramentas modulares que possibilitam a limitação da potência baixa e alta. Você pode conferir todos os produtos Amphenol dedicados à linha 5G clicando aqui.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Fale conosco, estamos à disposição para deixar o assunto ainda mais claro e levar soluções personalizadas para você.

Newsletter Amphenol

Cadastre-se e receba nossas novidades

Ao se cadastrar você concorda com nossos termos de política de privacidade.

Receba nossas novidades

Ao se cadastrar você concorda com nossos termos de política de privacidade.