Amphenol

Blog

O que é FTTx e como usar para aperfeiçoar sua infraestrutura de rede

8 de março de 2022

A sigla FTTx é a abreviatura para o termo em inglês Fiber to the x., sendo que o X neste caso, é substituído por um nome ou objeto específico onde a tecnologia é utilizada.

A seguir você poderá entender melhor o que é FTTx, como ela funciona e quais as vantagens que ela poderá trazer para a sua empresa. Boa leitura!

Entenda o que é FTTx e como a tecnologia funciona

Fiber to the X é um termo coletivo usado para descrever vários tipos de arquiteturas de rede de banda larga, dependendo de onde elas terminam.

Portanto, a nomenclatura pode variar para Fiber to the Home (FTTH), Fiber to the Building (FTTB), Fiber to the Premises (FTTP) e Fiber to the Curb (FTTC).

Quais as aplicações da FTTx?

A FTTx é usada para atender as necessidades atuais de transmissão de dados e velocidades mais altas da banda larga disponível, promovendo uma melhor qualidade do serviço e uma experiência mais satisfatória para o usuário.

Com o desenvolvimento de novas tecnologias, da Internet das Coisas e a iminente chegada do 5G ao Brasil, o mercado está exigindo conexões de qualidade, mais estáveis e velozes, com transmissão de sinal a longa distância e imunidade contra interferências eletromagnéticas.

A FTTx oferece tudo isso.

Leia também: 5 previsões para o mercado dos provedores de internet para 2022

Como funciona a FTTx?

A FTTx tem muitos benefícios relacionados à velocidade e capacidade e é por isso que este tipo de fibra está ganhando o mercado nacional.

Ela permite oferecer aos assinantes conexões com velocidades acima de 100 Mbps sem interferências e com baixa latência, essenciais para o avanço de diferentes tecnologias, especialmente quando se trata de Indústria 4.0.

Outras vantagens da FTTx incluem taxas de transmissão mais altas e menor consumo de energia.

Conheça os diferentes tipos de design de rede FTTx

A arquitetura Fiber to the X pode ser dividida em dois grandes grupos – Fiber to the Premises (FTTP) e Fiber to the Cabinet (FTTC) que, por sua vez, podem ser divididos em vários subgrupos.

  • FTTA: Fiber-To-The-Apartment (Fibra até o apartamento)
  • FTTB: Fiber-To-The-Building (Fibra até o prédio)
  • FTTC: Fiber-To-The-Curb/Cabinet (Fibra até o armário no poste ou calçada)
  • FTTD: Fiber-To-The-Desk (Fibra até a mesa do usuário)
  • FTTH: Fiber-To-The-Home (Fibra até a casa)
  • FTTN: Fiber-To-The-Node (Fibra até o nó)

Vantagens da FTTx

Confira abaixo quais são as principais vantagens do uso de FTTx.

Conexões seguras e confiáveis

Com cabos de fibra óptica, sua empresa poderá transmitir mais dados, em distâncias maiores e em menos tempo.

Além disso, como as linhas de fibra utilizam feixes de luz para transmitir dados em vez de corrente elétrica, elas eliminam a interferência eletromagnética, que muitas vezes danifica as redes baseadas em cobre.

Leia também: Entenda as vantagens da rede ethernet na Indústria 4.0

Os cabos de fibra também têm uma durabilidade maior do que os cabos de cobre tradicionais, que são muito mais suscetíveis a danos e deterioração ao longo do tempo.

Com uma rede de fibra FTTx, você poderá reduzir significativamente os custos de manutenção e substituição, por sua vez, obtendo um retorno positivo do investimento nos próximos anos.

Os cabos de fibra óptica são menos suscetíveis a falhas e podem suportar o choque e a vibração das intempéries.

Construir sobre infraestruturas existentes

Outro benefício das inserções de fibra FTTx é que você pode utilizar a rede de cabos já existente da sua empresa e atualizá-la com a nova tecnologia para ter à disposição conexões mais rápidas e confiáveis.

Flexibilidade futura

O FTTx é considerada “à prova de futuro” por oferecer flexibilidade tanto para acomodar a demanda de hoje por conexões de internet de alta velocidade, quanto os aplicativos avançados de amanhã.

Amphenol e a conexão FTTx

Cabos e conectores de qualidade são essenciais para atingir o objetivo da implantação da arquitetura FTTx na sua empresa. Por isso, projetamos e fabricamos uma ampla gama de conectores inovadores e conjuntos de cabos para diversas finalidades, incluindo redes FTTx.

Os produtos são robustos e duráveis e atendem com excelência a demanda atual por conexões mais estáveis e velozes.

Acesse a nossa página de produtos e se surpreenda com a ampla linha de soluções. Oferecemos também o serviço de personalização, desenvolvendo projetos conforme a necessidade do seu negócio.

Se interessou pelas soluções da Amphenol? Então clique aqui e confira as possibilidades com os nossos consultores.

 

 

 

 

 

 


Tags: ,

Newsletter Amphenol

Cadastre-se e receba nossas novidades

Ao se cadastrar você concorda com nossos termos de política de privacidade.

Receba nossas novidades

Ao se cadastrar você concorda com nossos termos de política de privacidade.