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Como vender mais energia solar? Descubra com 7 dicas!

23 de agosto de 2022

Se um dos seus principais objetivos do momento é saber como vender mais energia solar, tenha em mente que é preciso levar em consideração uma série de cuidados e boas práticas de atração e retenção dos clientes.

A boa notícia é que estamos falando de um mercado em ótimo crescimento, com ótimas previsões e tendências. O cenário atual ainda é bastante favorável para garantir um maior número de vendas, tendo em vista que entrou em sanção a Resolução da ANEEL, nº 482, de 2012, conhecida como o Marco Legal da Micro e Minigeração Distribuída (MMGD).

Sendo assim, nada melhor que aproveitar esse contexto para impulsionar o planejamento de negócios e impulsionar as vendas. Neste conteúdo, trouxemos 7 dicas que vão ajudar a alcançar esse objetivo. Continue a leitura e saiba mais!

7 dicas para vender mais energia solar

Antes de conhecer algumas práticas que vão ajudar a aumentar as vendas do seu negócio, é importante descobrir qual é o primeiro passo para se organizar antes de alcançar qualquer objetivo: o planejamento.

Inclusive, a programação das atividades e estratégias que serão aplicadas nos próximos períodos da empresa pode ser considerada a dica zero. Quanto mais detalhados e realistas forem os planos, mais fácil será colocar as demais dicas em prática.

Por conta disso, reserve um momento para definir o objetivo da sua empresa e em quanto tempo deseja alcançá-lo. Por exemplo, aumentar o volume de vendas em até 30% nos próximos 2 anos.

A partir disso, é possível aplicar as dicas a seguir com foco na realização desse principal objetivo, além de motivar toda a empresa para colocar o planejamento em ação. A seguir, veja os principais passos que podem levar o seu negócio ao topo!

  1. Estude o mercado

Uma etapa fundamental para saber quais serão as estratégias de vendas mais eficientes para o seu negócio é conhecer mais o meio em que se está inserido. Isso significa que estudar o mercado se torna uma das primeiras fases de organização da sua empresa.

Isso vai garantir que você identifique as maiores tendências, analise os riscos, conheça os principais concorrentes e, principalmente, descubra o que ainda falta no mercado ou que não é apresentado com muita força.

Isso porque quando você entrega justamente aquilo que os clientes estavam procurando, as chances de alavancar as vendas e se destacar aumentam. Por conta disso, estude cada característica relevante do mercado de energia para descobrir qual será o seu principal diferencial competitivo.

  1. Conheça os clientes

Conhecer também as pessoas para quem você quer vender é mais um passo que vai fazer uma enorme diferença na atuação da sua empresa. Afinal, é possível alinhar o plano de vendas ao perfil dos consumidores.

Por conta disso, busque conhecer melhor os clientes que você já tem e aqueles que ainda deseja alcançar. Entrevistas e formulários, com foco em coletar informações básicas sobre o perfil dos consumidores, são boas estratégias.

O importante mesmo é deixar que os indivíduos entrevistados saibam qual é o objetivo de reunir esses dados e autorizem o uso para esta finalidade. Outro passo que vai gerar um ótimo impacto no setor de vendas do seu negócio é a definição da persona.

Esse é um personagem construído com base nas principais características que você identificou nos seus clientes ideais. Por meio da persona, é possível estruturar todo o planejamento de vendas e de marketing para atingi-la. Ou seja, quanto mais você trabalhar para realizar os desejos deste personagem, mais fácil será para conquistar o público que você almeja.

  1. Eduque o público

Falando em público, é importante também que os seus clientes saibam mais sobre a importância da energia solar. Apesar de ser uma fonte energética que é cada vez mais utilizada no Brasil, muitas pessoas ainda não compreendem como funciona e quais são as vantagens de utilizá-la.

Por este motivo, é importante dedicar um tempo na educação do público. Gerar conteúdos explicativos, tanto no site quanto nas redes sociais da empresa, é um ótimo passo para que as pessoas saibam mais sobre esse tipo de energia e a aplicação de sistemas fotovoltaicos.

Com o público educado, é possível gerar estratégias de marketing que ajudem a convencer os leads, também conhecidos como possíveis clientes, a fecharem negócio com a sua empresa.

●        Leia também: O envelhecimento saudável dos sistemas fotovoltaicos

  1. Prepare a equipe de vendas

A equipe de vendas é uma grande aliada na realização de todos esses passos. Afinal, trata-se dos colaboradores que mais têm contato com os clientes e são os responsáveis por educar, atrair e convencer o público a consumir mais energia solar.

Se a dúvida é saber como vender mais energia solar, quem precisa compreender muito bem as respostas é justamente o time de vendas. Sendo assim, vale a pena apostar em treinamentos e capacitações dos profissionais para aprenderem mais sobre o mercado em que atuam e as melhores práticas de atração e retenção dos clientes.

  1. Defina metas

Sabe aquele grande objetivo que foi definido na etapa de planejamento? Agora, é hora de fragmentá-lo em pequenas metas que podem ser atingidas a curto e médio prazo. São elas que vão motivar todo o setor de vendas da sua empresa.

Com as metas é possível construir ações direcionadas para as suas realizações. Além disso, podem ser utilizadas como estratégia de motivação para os colaboradores da equipe de vendas.

  1. Mantenha o seu negócio atualizado

Vale destacar que não basta estudar o mercado apenas uma vez. É importante manter a atualização e conferir as novidades constantemente. Ler notícias, participar de eventos na área e fazer cursos são passos que ajudam a ficar por dentro das tendências do segmento.

Com isso, é possível manter toda atuação do negócio atualizada. Mais ainda, ao surgir uma nova tendência ou uma movimentação na área, torna-se mais fácil aproveitá-la para impulsionar a sua empresa.

  1. Conte com fornecedores de qualidade

Outro ponto que não pode faltar em um negócio que quer aumentar as vendas é a qualidade dos produtos. Sem isso, dificilmente um cliente pensará em retornar ou em indicar a sua empresa para os conhecidos.

Para que não haja nenhum problema com a qualidade, é fundamental apostar em bons parceiros no fornecimento de materiais. Assim, você não precisa se preocupar com a durabilidade e eficiência dos produtos vendidos.

A Amphenol, por exemplo, é uma empresa comprometida com inovação em energia solar. A qualidade é palavra-chave em todos os processos, desde a fabricação dos materiais até o atendimento técnico. Não é à toa que entrega, aos mais diversos mercados, um portfólio incrível de soluções customizadas.

Viu só como vender mais energia solar envolve diversos passos? Além disso, o planejamento se torna a base para o sucesso de todas essas ações. Sendo assim, aposte nestas dicas para impulsionar o seu negócio e não deixe de contar com fornecedores que agregam ainda mais valor à sua empresa.

Este post foi útil para você? Então, continue lendo mais conteúdos relevantes. Veja também 3 práticas importantes para o empresário do ramo da energia solar!

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