Amphenol

Blog

Metrologia Inteligente na Agricultura (Smart Metrology): Análise de Dados na Agricultura

22 de dezembro de 2022

Cada vez mais, a agricultura brasileira vem sendo aprimorada, recebendo evoluções constantes em seu maquinário. Com a evolução e o caminhar exponencial da Agricultura 5.0, mais opções e estratégias de otimizar a produção alimentícia vêm sendo exploradas no país.

Uma das metodologias de grande peso na agricultura é a metrologia, que, resumidamente, é uma técnica de medição que potencializa a produção do agronegócio.

Porém, com o avanço da Agricultura 5.0, a metrologia tradicional já está sendo deixada de lado para dar espaço à Smart Metrology, ou metrologia inteligente na agricultura.

Saiba tudo que essa nova vertente da metrologia abrange, assim como seus benefícios e suas aplicações. Continue a leitura!

O que é metrologia?

Usada para medir o tamanho de diversos elementos e objetos, a metrologia é uma ciência conhecida por medir esferas técnicas (como distâncias, massas de produtos e até a concentração de energia).

O uso da metrologia é de extrema importância para o trabalho no campo, já que auxilia no controle da produção, na avaliação do terreno para o plantio e na qualidade dos equipamentos e dos produtos, assim como possibilita mais segurança nas produções como um todo.

Algumas das ferramentas utilizadas na metrologia tradicional são a trena, o multímetro, o relógio apalpador e o rugosímetro, por exemplo.

Por ser uma ciência que mistura física, engenharia, biologia e química, seu portfólio de aplicação é extenso, sendo uma metodologia “coringa” para o agronegócio.

Graças à qualidade das informações coletadas, a metrologia garante tomadas de decisão mais consistentes e certeiras.

Metrologia Inteligente na Agricultura (Smart Metrology)

Mesmo a metrologia tradicional já sendo de grande auxílio para o agronegócio, a smart metrology chegou para potencializar ainda mais a produção agrícola, fazendo um par perfeito com a Agricultura 5.0.

Diferente a metrologia tradicional, a metrologia inteligente não só realiza as medições, mas também as analisa e avalia. Essa nova vertente da metrologia possibilita tomadas de decisão não só deduzidas pelo agricultor ou pelo produtor, mas pela inteligência artificial.

Graças ao seu poder assertivo, a metrologia inteligente deixa de medir isoladamente cada ponto e unifica a sua possibilidade de pesquisa e análise de dados.

Benefícios e aplicações

Como a metrologia inteligente possibilita uma análise mais certeira dos dados disponíveis, sua utilização garante grandes benefícios como os a seguir.

Otimização de recursos

Quanto maior for a precisão da análise de dados, mais as decisões serão certeiras. Além disso, com uma análise de dados consistente, é possível acertar em previsões de produção, evitando o gasto de recursos e matérias-primas.

Produção uniformizada

Ao padronizar a análise de dados com a metrologia inteligente, você unifica suas análises a um único método, evitando confusão e esquecimento.

Aumento de produtividade

Análises bem direcionadas são sinônimo de produções certeiras. Quando se reduz os problemas de execução, é possível otimizar ainda mais o funcionamento da produção.

Maior competitividade

Com todos os benefícios citados acima, fica até redundante reforçar esta afirmativa. Quando é possível contar com uma produção mais eficiente e “autoimune”, é possível remanejar o tempo e a energia para outras ações que serão benéficas para o negócio.

Você pode começar o seu processo de metrologia inteligente adaptando o seu negócio à Agricultura 5.0 e aderindo às tecnologias que estão revolucionando o agronegócio.

Gostou deste conteúdo? Acesse o Blog da Amphenol e confira mais conteúdos como este.

Newsletter Amphenol

Cadastre-se e receba nossas novidades

Ao se cadastrar você concorda com nossos termos de política de privacidade.

Receba nossas novidades

Ao se cadastrar você concorda com nossos termos de política de privacidade.