Amphenol

Blog

Agricultura Digital: o que é, quais são as vantagens e as ferramentas

20 de setembro de 2023

A agricultura é essencial para a economia global, desempenhando um papel crucial na produção de alimentos e matérias-primas. Com o avanço da tecnologia, a agricultura digital emergiu como um conceito revolucionário trazendo mudanças significativas para o setor.

Mesmo tendo ganhado popularidade recentemente, o termo surgiu nos anos 2000. Tendo mais de 20 anos de história, esse termo abrange a utilização de equipamentos eletrônicos no agronegócio potencializando todas as etapas do processo agrícola.

Essa revolução tecnológica está redefinindo a forma como se cultiva alimentos impulsionando a eficiência, a sustentabilidade e a produtividade em níveis jamais imaginados anteriormente.

Agora que você já sabe o que é agricultura digital, conheça as oportunidades que ela proporciona para a agricultura.

Quais são as oportunidades da agricultura digital?

Com o uso de tecnologias avançadas no processo de plantio, é possível notar que a agricultura digital traz inúmeros benefícios para o agronegócio em comparação com a agricultura convencional.

Ao utilizar essa técnica, o agronegócio contará com uma grande otimização de processos, possibilitando que todos os equipamentos e os sistemas de gestão da fazenda estejam interligados.

Essa conexão digital possibilita que, por exemplo, uma função não seja exercida de maneira repetitiva, gastando recursos que ainda não precisariam ser utilizados.

Outra grande vantagem possibilitada pela agricultura digital está na redução dos custos de mão de produção, evitando o desperdício de matérias-primas.

Muito além do gasto de recursos, essa técnica também possibilita que todas as etapas da produção sejam melhor desenvolvidas, aumentando a produtividade e a margem de lucro da lavoura e possibilitando que diagnósticos precoces sejam realizados.

A agricultura digital traz inúmeros benefícios para o produtor, mas ainda enfrenta alguns desafios em território nacional.

Desafios da agricultura digital no Brasil

Apesar das vantagens, a agricultura digital ainda tem muitos desafios a enfrentar em território brasileiro, já que a internet ainda não é acessível em todas as áreas do território nacional.

Sendo assim, conheça a seguir, alguns dos maiores desafios que a agricultura digital ainda precisa enfrentar no país.

Conectividade limitada

Não existe agricultura digital sem acesso à internet, e, infelizmente, essa ainda é a realidade de muitos locais no território brasileiro. Ela depende de uma rede sólida de internet para que possa acontecer a transmissão dos dados e o controle de cada um dos equipamentos.

Valor inicial

Outro desafio enfrentado pelos agricultores é o custo inicial associado à aquisição e à implementação dos equipamentos, que é bem alto.

Sensores, drones e sistemas de gerenciamento de dados podem ser muito caros, o que é inviável para a maioria dos produtores brasileiros.

Treinamento para manuseio

Ainda não é muito fácil encontrar acesso ao treinamento desses equipamentos no Brasil, já que essa ainda não é a realidade de grande parte dos produtores nacionais.

Além disso, como a internet ainda não é um recurso possível para muitas lavouras, fica complicado de os agricultores se familiarizarem com essa tecnologia.

Desde 2010, o agronegócio brasileiro vem passando por uma grande revolução agrícola devido à digitalização do campo, na qual alguns produtores começaram a investir em maquinários e ferramentas digitais, mas ainda é muito cedo para notar a sua integração completa.

Ferramentas da agricultura digital que podem ser aplicadas

A mais conhecida das ferramentas disponibilizadas pela agricultura digital é o drone. Com ele, é possível realizar a irrigação e a visualização do terreno.

Segundo uma pesquisa da Embrapa, 66% dos agricultores focam em possibilitar uma análise das informações da produção e planejar as ações futuras que virão a ser implementadas na propriedade.

Além dos drones, algumas ferramentas muito utilizadas devido à evolução da agricultura digital são:

  • Plantadeiras e colheitadeiras otimizadas digitalmente.
  • Ferramentas digitais que possibilitam a administração, a gestão financeira e a divulgação de informações relevantes para a lavoura.
  • Aplicativos focados na gestão do negócio em si.
  • Sensores remotos ou de campo que possibilitam a coleta de dados sobre o plantio e o solo.
  • Equipamentos robóticos e automatizados focados na produção.

Esses são só algumas das diversas ferramentas possíveis com o uso dessa tendência no plantio, já que a agricultura digital está moldando o futuro da produção de alimentos e recursos naturais.

Quanto mais agricultores forem adotando essas tecnologias, mais desenvolvido, rentável, sustentável e eficaz será o agronegócio brasileiro.

A Amphenol Brasil disponibiliza equipamentos de altíssima qualidade que potencializam a inserção de soluções para a instalação da agricultura digital no Brasil.

Você pode conferir o catálogo completo das soluções para o segmento da agricultura aqui.

Aproveite para baixar gratuitamente o e-book sobre Agricultura de Precisão produzido pela Amphenol Brasil, lá você encontra dados e informações aprofundadas sobre o assunto.

Receba nossas novidades

Ao se cadastrar você concorda com nossos termos de política de privacidade.