Amphenol

Blog

Saiba tudo sobre automação agrícola

16 de maio de 2023

O mercado agrícola brasileiro movimenta cerca de 5% do PIB nacional, o que resume mais de 100 bilhões de reais na economia brasileira. 

Além da importância econômica, a implementação da automação agrícola nas lavouras e nas produções do país é necessária para que a geração de alimentos seja otimizada e alcance aproximadamente 100% de rendimento. 

Esse processo abrange termos que vêm sendo cada vez mais reforçados no mercado nacional: a agricultura 5.0, a agricultura de precisão e a automação agrícola, por exemplo. 

Juntar tecnologia, automação e maior rendimento produtivo trará ao Brasil ainda mais poder econômico para o PIB nacional.

Neste conteúdo, você saberá o que é a automação agrícola compreendendo seus benefícios e como ela funciona na prática. 

O que é automação agrícola?

Automação agrícola é a junção de diferentes tecnologias para a modernização do processo de produção no campo. 

É juntar tecnologias de IoT, Big Data e agricultura de precisão para realizar análises de qualidade do solo, monitoramento aprimorado da plantação, facilitar processos administrativos e de gestão produtiva.

Automatizar a produção no campo é uma estratégia que trará ainda mais frutos para a qualidade e a eficiência das produções. 

Aumentar o rendimento da produção faz com que haja maior distribuição de alimentos a serem vendidos para o consumidor e maior redução de gastos para o fabricante. 

Além das vantagens para o consumidor e para o produtor, contar com a otimização proveniente da automação agrícola auxilia na redução dos impactos ambientais gerados pela diminuição das perdas de produção.

Benefícios de contar com automação agrícola

Existem diversos benefícios da adesão da automação agrícola na produção, já que o foco dela é gerar ainda mais rendimento e eficiência no uso de recursos naturais. 

Os cinco maiores benefícios de sua implementação são:

  • Maior eficiência operacional: dados coletados em tempo real facilitam todas as etapas de produção, evitando que imprevistos ocorram com a produção. 
  • Reduz os riscos: com dados atuais e específicos, é ainda mais significativa a redução dos riscos de produção, garantindo maior rendimento e menos desperdício de recursos naturais. 
  • Aumento da produtividade: ao ter os riscos reduzidos, a produtividade aumentará consideravelmente a longo prazo. 
  • Possibilidade de estratégias macro: com atualizações em tempo real da qualidade da produção e com a redução de riscos que isso acarreta, é possível que o negócio seja ainda mais estratégico, contando com parâmetros micro e macro referente ao futuro do negócio. 
  • Maior vantagem competitiva: a automação agrícola já é uma realidade no segmento, deixar para depois essa implementação é um risco frente à vantagem competitiva de outros negócios que já estejam contando com sua utilização. 

Exemplos de automação agrícola 

A cada mês, surge uma novidade tecnológica no mundo e, consequentemente, é possível adaptar cada vez mais produtos para beneficiar o segmento agrícola. Atualmente você pode encontrar com mais facilidade alguns equipamentos. 

Durante a etapa de monitoramento de terreno e análise de produção, é possível encontrar sensores específicos que auxiliam na verificação da saúde do terreno, assim como softwares de gestão para controlar ainda melhor os equipamentos, os produtos e os funcionários de uma lavoura. 

Já para a etapa de controle, você pode contar com drones, que são sistemas inteligentes que monitoram as plantações auxiliando no processo de produção. 

Por fim, para a etapa de execução, já existem equipamentos automáticos, como tratores, semeadoras e pulverizadores automáticos. 

Equipamentos seguros e eficientes

O setor agrícola é um dos que mais vem crescendo no Brasil e no mundo, sendo a alternativa mais vantajosa para aumentar a produção de maneira eficiente e com o menor uso de recursos. 

Contar com equipamentos seguros e eficientes é essencial para o sucesso de qualquer instalação bem-sucedida, garantindo maior produtividade e maior vida útil dos maquinários. 

Soluções Amphenol para a automação agrícola

Encontrar soluções que garantam a segurança dos equipamentos e maior eficiência na produção agrícola é um processo complexo, já que, atualmente, encontram-se diversas marcas presentes no mercado.

Por isso, optar por uma empresa como a Amphenol é a melhor solução.

Ela está presente no mundo inteiro, sendo reconhecida pela qualidade, pela eficiência e pela segurança de suas soluções, oferecendo cabos de dados, cabos de energia e conectores certificados e amplamente testados por seus especialistas antes de irem para a comercialização. 

Acesse o catálogo completo de soluções agrícolas da Amphenol e encontre as melhores soluções para sua produção. 

Você também encontrará muita informação relevante no e-book Agricultura de Precisão, baixe agora e confira!

Newsletter Amphenol

Cadastre-se e receba nossas novidades

Ao se cadastrar você concorda com nossos termos de política de privacidade.

Receba nossas novidades

Ao se cadastrar você concorda com nossos termos de política de privacidade.