Amphenol

Blog

3 dicas para tornar a fabricação de veículos elétricos mais lucrativa

19 de junho de 2023

Diversas fabricantes automotivas tem dividido sua produção entre veículos a combustão e veículos elétricos nestes últimos – e essa mudança não é à toa.

Isso se deve muito às rigorosas políticas de economia de combustível e às emissões de gases poluentes que agora as montadoras estão designadas a respeitar.

Impulsionada pelas mudanças industriais devido a políticas sustentáveis, a fabricação de veículos elétricos movimenta bilhões de dólares em lucro líquido no primeiro trimestre deste ano, 2023.

Continue lendo este conteúdo para saber mais sobre as previsões do segmento e como tornar a fabricação de veículos elétricos mais lucrativa.

Mercado de VEs atual e previsões futuras

A Porsche é uma das fabricantes que já está intensificando suas melhorias no segmento, tendo afirmado que até 2024 os veículos elétricos se tornarão equivalentes aos a combustão em lucratividade.

Os consumidores estão cada vez mais abertos a pagar um valor diferenciado pela tecnologia presente em carros elétricos, e é justamente essa disponibilidade que está movendo os investimentos das montadoras nesse segmento.

Os veículos elétricos têm tudo para se firmar ainda mais no mercado como uma alternativa bem mais lucrativa para as fabricantes.

A Porsche, por exemplo, prevê que até 2030, 80% dos seus veículos sejam elétricos, focando em aumentar seu retorno global em 4%. Ela também prevê que os veículos elétricos ocuparão 50% dos veículos do mercado nos próximos anos.

Outras montadoras que vêm investindo em veículos elétricos são Kia, Hyundai, Ford e Volkswagen.

A General Motors (GM) também tem metas ambiciosas a curto prazo, afirmando que a montadora poderia produzir até 2 milhões de veículos elétricos para o mundo inteiro.

Agora que você já conferiu o panorama geral do segmento de veículos elétricos, confira 3 dicas para tornar a fabricação desse modelo veicular ainda mais lucrativo.

3 dicas para lucrar mais com VEs

Confira a seguir 3 dicas que aumentarão ainda mais seus lucros na fabricação de veículos elétricos, segundo uma pesquisa da McKinsey.

Focar na real mobilidade urbana

Os carros elétricos apresentam autonomias diferentes, podendo ser curtas ou longas dependendo do modelo do veículo.

A média de distância que as pessoas dirigem por dia varia, mas, se for levado em conta a quantidade de energia que a bateria consome por milha, é possível calcular a capacidade ideal da bateria para diferentes situações.

Caso seja considerado também o uso do carro para viagens mais longas, a capacidade da bateria precisará ser um pouco maior.

Reduzir a capacidade da bateria pode tornar o carro elétrico mais barato. Mesmo com uma bateria menor, a maioria das pessoas conseguiria fazer suas viagens diárias sem problemas.

Vale ressaltar que a autonomia desse modelo de carros está em constante evolução, e a infraestrutura de recarga também está sendo expandida para atender as necessidades dos proprietários desse tipo de automóvel.

Dividir a fabricação

Uma fábrica especializada na produção exclusiva de veículos elétricos é mais fácil de gerenciar e geralmente é mais econômica. Essa eficiência econômica pode resultar em uma economia de até US$ 600 por carro elétrico fabricado.

Essa economia acontece pois a montadora pode se concentrar apenas na aquisição de equipamentos necessários para a fabricação desses automóveis – evitando a necessidade de ter uma grande variedade de peças e componetes que seriam utilizados em carros a combustão, por exemplo.

Outra vantagem é que uma fábrica exclusiva de veículos elétricos não precisa fazer grandes investimentos para adaptar ou modificar a infraestrutura existente destinada à fabricação de outros tipos de motores.

Eliminando assim, a necessidade de grandes gastos em instalações e equipamentos específicos para veículos elétricos, o que contribui para a economia geral.

Simplificação do design

Pode-se simplificar o design do interior e da carroceria dos veículos elétricos por gerar uma economia por veículo fabricado mantendo ainda a mesma qualidade.

Os fabricantes podem aprender com carros mais acessíveis que não sejam elétricos a adotar escolhas inteligentes de recursos e melhorias na fabricação. Isso resulta em veículos mais simples, fáceis de dirigir e com custos reduzidos de produção.

Algumas abordagens que podem ser consideradas incluem o uso de componentes eletrônicos mais básicos, um design de carroceria direto, assentos simples e um acabamento interno mais simplificado.

Essas medidas podem resultar em economias em custo, estimadas entre 20% e 30% nos componentes, beneficiando tanto as empresas fabricantes quanto os consumidores.

É importante ressaltar que o equilíbrio entre a simplicidade, a qualidade e a segurança deve ser cuidadosamente avaliado. Deve-se garantir que os veículos atendam aos padrões de segurança e ofereçam uma experiência de condução satisfatória.

Dica extra: encontre fornecedores de qualidade

É importante contar com fornecedores de alta qualidade para potencializar ainda mais a fabricação de veículos elétricos que tenham em seu portfólio conectores e sistemas de interconexão confiáveis.

Como é o caso dos equipamentos ofertados pela Amphenol.

Com sua eficiência reconhecida em todo o globo, ela é a melhor alternativa para aumentar a qualidade e a segurança de seus projetos. Baixe o catálogo completo do segmento automotivo e comprove.

Newsletter Amphenol

Cadastre-se e receba nossas novidades

Ao se cadastrar você concorda com nossos termos de política de privacidade.

Receba nossas novidades

Ao se cadastrar você concorda com nossos termos de política de privacidade.