Amphenol

Blog

Tecnologias e tendências em mobilidade elétrica para 2024

15 de fevereiro de 2024
Tecnologias e tendências em mobilidade elétrica para 2024

Impulsionada por avanços tecnológicos, preocupações ambientais e investimentos significativos em infraestrutura, a mobilidade elétrica conquista destaque crescente no cenário automotivo. E, para 2024, antecipamos uma aceleração ainda mais expressiva dessa revolução.

Nesse contexto, novas tecnologias vêm sendo aplicadas a projetos para fornecer mais autonomia, controle e conectividade para os usuários.

Continue lendo e explore com a Amphenol as principais tendências em mobilidade elétrica para 2024.

Principais tendências em mobilidade elétrica para 2024

Listamos abaixo as principais tendências e tecnologias para o segmento de carros elétricos em 2024. Confira!

Baterias de última geração para veículos elétricos

Os movimentos de descarbonização e a demanda por tecnologias mais sustentáveis impactam de maneira direta o desenvolvimento de projetos de mobilidade elétrica, especialmente no que se trata de baterias, já que as atuais podem conter metais pesados em suas composições.

Isso influencia o estudo de novos componentes para baterias de última geração para veículos elétricos, em busca de soluções que geram mais autonomia, melhor eficiência, maior durabilidade da carga e promovem um descarte mais seguro e sustentável.

Entre as tendências para baterias de última geração, estão:

  • Inovações em carregamento rápido: A perspectiva de recargas ultrarrápidas está prestes a se tornar uma realidade, proporcionando maior conveniência aos usuários.
  • Durabilidade aprimorada: Líderes do mercado concentram esforços no desenvolvimento de baterias mais duráveis, com necessidade de manutenção reduzida.
  • Materiais sustentáveis: A substituição dos componentes das baterias para materiais mais amigáveis ao ambiente promove melhorias significativas também no desempenho e eficiência dos veículos elétricos.

Leia também: Como carros inteligentes estão revolucionando a cadeia de suprimentos automotivos

Infraestrutura de carregamento rápido

Infraestrutura de carregamento rápido

A expansão da mobilidade elétrica também aumenta a necessidade por infraestruturas de carregamento rápido mais acessíveis. Para 2024, as tendências indicam uma revolução nesse aspecto, com avanços que prometem transformar a experiência dos usuários de veículos elétricos.

Como destaques nesta categoria, temos:

  • Redes de carregamento ultrarrápido: O estabelecimento de redes de carregamento que possibilitam recargas extremamente rápidas, tornando a experiência tão demorada quanto o abastecimento com combustíveis tradicionais.
  • Integração com fontes renováveis: Tendo a sustentabilidade como prioridade na evolução das infraestruturas de carregamento, as tendências apontam para uma maior integração de fontes renováveis, como energia solar e eólica, nas estações de carregamento rápido.

E, além disso, também é possível prever para os próximos meses uma expansão das redes de estações de carregamento e o aprimoramento das tecnologias de pagamento com soluções integradas.

Sustentabilidade na produção de componentes para mobilidade elétrica

Para o futuro, a mobilidade elétrica se compromete com práticas mais sustentáveis na fabricação de seus componentes.

Isso inclui, por exemplo, a adoção de materiais recicláveis, a adesão a processos de baixo impacto para criar componentes mais ecológicos, o alinhamento ambiental em todo o ciclo de vida dos produtos e o compromisso com o impacto positivo em toda a cadeia de produção.

Conectividade em veículos autônomos elétricos

Conectividade em veículos autônomos elétricos

Em 2024, as tendências em veículos elétricos destacam avanços na conectividade, com a Amphenol à frente do mercado de conectores que suportam a comunicação e a conectividade em veículos autônomos movidos a eletricidade.

Nesta categoria, o futuro para os conectores prevê:

  • Comunicação avançada: Veículos autônomos dependem de sistemas de comunicação avançados para interagir com o ambiente e, por isso, os conectores precisam permitir uma comunicação rápida e confiável, essencial para a segurança e eficiência dos veículos elétricos.
  • Integração de sensores: Com a multiplicidade de sensores, câmeras e outros componentes essenciais para a percepção do veículo é fundamental que seja realizada uma integração eficiente entre eles, proporcionando uma visão abrangente do ambiente.
  • Sistemas de energia eficientes: As demandas de conectividade se estendem aos sistemas de energia, onde os conectores desempenham um papel vital na eficiência da transferência de energia, otimizando luxos e contribuindo para a autonomia dos veículos.
  • Manutenção preditiva: A conectividade avançada permite a implementação de sistemas de manutenção preditiva devido à facilidade de transmissão dos dados que alimentam as análises e identificam antecipadamente possíveis problemas.

Ao escolher os conectores Amphenol, é possível garantir uma infraestrutura de conectividade que acompanha as demandas tecnológicas mais emergentes, promovendo um futuro mais conectado, seguro e eficiente para a mobilidade elétrica autônoma.

Evolução da eletrificação em veículos comerciais

A eletrificação de veículos comerciais já é uma realidade que influencia positivamente o setor.

Atualmente, diversas frotas adotam soluções elétricas para reduzir emissões e cortar custos operacionais. Os avanços tecnológicos, como maior autonomia e tempos de recarga mais rápidos, tornam os veículos elétricos comerciais mais eficientes.

As previsões indicam uma expansão contínua, com o lançamento de novos modelos e investimentos em desenvolvimento de soluções mais avançadas em acessibilidade, segurança e usabilidade.

Conecte-se ao futuro da mobilidade elétrica com a Amphenol

A Amphenol se mantém na vanguarda da mobilidade elétrica oferecendo soluções inovadoras que impulsionam a revolução automotiva.

Com um olhar atento ao futuro, contribuímos ativamente para as tendências discutidas, fornecendo conectores de última geração que sustentam a evolução tecnológica em baterias, infraestrutura de carregamento rápido, sustentabilidade na produção e conectividade em veículos autônomos elétricos.

Nossa linha de soluções é projetada para atender aos mais altos padrões de desempenho, confiabilidade e eficiência, garantindo que a mobilidade elétrica alcance seu potencial máximo.

Para saber mais sobre os produtos da Amphenol para o mercado de automotivos, acesse o nosso catálogo.

Aproveite e acesse o e-book Carros Elétricos no Brasil e descubra mais sobre o cenário de veículos elétricos no país e aprenda a diferenciar o seu negócio para atender esse novo segmento:

E-book Carros Elétricos no Brasil

Newsletter Amphenol

Cadastre-se e receba nossas novidades

Ao se cadastrar você concorda com nossos termos de política de privacidade.

Receba nossas novidades

Ao se cadastrar você concorda com nossos termos de política de privacidade.