Amphenol

Blog

Tecnologia 5G no Brasil: os impactos, as vantagens e as previsões

9 de julho de 2021

Dê boas-vindas à revolução. A tecnologia 5G no Brasil promete transformar o conceito atual de conectividade movimentando mercados e alterando o comportamento das pessoas.

Mas como isso será possível?

Nos últimos anos, acompanhamos a rápida evolução das tecnologias de conexão. Dial modem, DLS, banda larga, fibra óptica, wi-fi, rádio, 1G, 2G, 3G, e 4G foram alguns dos portais que utilizamos ao longo dos anos para adentrar no mundo digital.

Agora, o Brasil se prepara para dar mais um grande passo com a internet 5G, desenvolvida com uma pretensão maior do que apenas aumentar a velocidade da internet.

Focada na Internet das Coisas, a novidade já está em uso em países como Austrália, Alemanha, Japão, Arábia Saudita, Reino Unido e Estados Unidos, criando um ecossistema ao permitir que pessoas, aplicações e equipamentos se conectem por meio da rede celular com um menor tempo de resposta entre os comandos.

Conheça, a seguir, como a 5G no Brasil vai impactar desde o uso pessoal até o uso corporativo e industrial no país.

Os impactos da conexão 5G no Brasil

Ainda sem data confirmada de desembarque no país, a tecnologia 5G no Brasil deve ser implantada após o leilão de frequências realizado pela Anatel, previsto para o segundo semestre de 2021.

Assim como a internet 3G e a 4G, que trouxeram mobilidade, a 5G oferece também a possibilidade de comunicação livre, porém com muito mais velocidade e abrangência. Enquanto a 4G oferta uma conexão de 20 megabytes/segundo (Mpbs), a 5G pode chegar a cerca de 10 gigabytes/segundo (Gbps).

Mas o que a torna mais atraente, principalmente no que diz respeito à evolução da indústria 4.0 e da internet das coisas, é a sua baixa latência, ou seja, a sua capacidade de resposta é muito mais rápida e assegura atrasos mínimos na comunicação.

Esse fator vai permitir que máquinas sejam operadas remotamente – em tempo real.

Por exemplo, imagine uma operação portuária de descarregamento de navio cargueiro. Com a internet 5G, o operador poderá operar a grua à distância, sem riscos, com a garantia de que o equipamento responda imediatamente ao seu comando.

Essa vantagem de confiabilidade abre um universo de possibilidades ainda inexploradas, como cirurgias feitas à distância ou veículos autônomos, por exemplo.

As principais vantagens e previsões da 5G no Brasil

A tecnologia 5G é tão aguardada justamente porque reúne (e vai permitir) uma série de inovações para diferentes segmentos, levando a comunicação e a transmissão de dados a um nível ainda não experimentado pelos brasileiros.

Conheça os principais diferenciais da internet 5G:

Maior capacidade

Mais potente, a rede de internet 5G permitirá que mais pessoas se conectem ao mesmo tempo sem perder a estabilidade ou a perda da velocidade, como acontece hoje.

Sabe quando a rede fica mais lenta no escritório e um colega pergunta se tem alguém baixando algo? Com a 5G, esse problema não existe, graças a sua capacidade de suportar o uso simultâneo.

Sem quedas de sinal

A conexão caiu? Então, não é 5G. A nova tecnologia foi desenvolvida para evitar as quedas de conexão constantes, facilitando o uso da rede e as operações feitas em tempo real.

Mais velocidade

Baixar um filme em apenas 3 segundos ou atualizar um sistema em poucos minutos? É o que a velocidade da internet 5G no Brasil vai permitir, com downloads que podem chegar a até 20 Gb/s.

Bateria mais durável

Embora tenha uma capacidade muito maior, a expectativa é de que a tecnologia 5G use menos energia do telefone móvel do que a 4G. Ponto para a durabilidade das baterias e para o meio ambiente.

A novidade, com previsão de implementação em 2022 no Brasil, promete render até R$ 5,5 trilhões para o país nos próximos 15 anos, segundo dados levantados por uma pesquisa realizada pela consultoria OMDIA e pela NOKIA.

Para que a tecnologia entre em funcionamento, é preciso adaptar a infraestrutura para transmissão de dados das operadoras, para então promover o seu uso entre pessoas e empresas.

Conheça a Amphenol

A Amphenol é uma das maiores empresas mundiais em projetos, fabricação e comercialização de conectores e sistemas de interconexão elétricos, eletrônicos e de fibra ótica, além de cabos tipo flat e coaxiais. Acompanhe a nossa página no LinkedIN para conhecer os benefícios das nossas linhas e ficar por dentro das novidades e lançamentos da marca.

 

Newsletter Amphenol

Cadastre-se e receba nossas novidades

Ao se cadastrar você concorda com nossos termos de política de privacidade.

Receba nossas novidades

Ao se cadastrar você concorda com nossos termos de política de privacidade.