Amphenol

Blog

Qual o papel do conector em um sistema solar fotovoltaico?

17 de junho de 2021

A energia solar está em franco crescimento no Brasil. O país tropical, com sua extensão continental e proximidade com a linha do Equador, é o que mais recebe irradiação da luz do Sol em todo o mundo – uma verdadeira potência, ainda em vias de exploração.

Segundo a Absolar, em junho de 2021, o Brasil ultrapassou a marca de 500 mil conexões de geração própria de energia a partir da matriz fotovoltaica. São cerca de 5,8 gigawatts em operação e, para que a captação da radiação seja transformada em eletricidade, é necessário implantar um sistema robusto, composto por diferentes peças e componentes.

Entre eles, estão os conectores, que garantem a segurança da instalação, protegendo o sistema fotovoltaico do fluxo inadequado de eletricidade. Para entender melhor como essas peças funcionam e qual é o papel do conector em um sistema de energia fotovoltaico, avance na leitura.

Como funciona um conector em um sistema solar fotovoltaico

Além dos painéis fotovoltaicos, baterias e um inversor, um sistema de energia solar possui diferentes tipos de cabos, conectores, terminais e interruptores, cada um com funcionalidades específicas.

No caso do conector, embora ele pareça uma peça simples, sua função é muito importante. Ele garante a segurança das conexões ao evitar que um componente seja conectado a outro de maneira incorreta.

Por esse motivo, eles são considerados uma das peças finais de um quebra-cabeça solar e são tão importantes quanto os próprios painéis. Esses pequenos componentes não devem ser ignorados, uma vez que são essenciais para um projeto bem-sucedido.

Para entrarem em operação, os painéis fotovoltaicos precisam ser conectados uns aos outros e a inversores. O papel do conector é unir os componentes solares para produzir um fluxo de eletricidade bem-sucedido.

Eles são projetados com um mecanismo de travamento especial que os torna altamente adequados para o ambiente externo e só podem ser separados por uma ferramenta especial de desconexão ou destravamento.

Quando o projeto é baseado em CC (corrente contínua), os painéis devem ser conectados em cadeia, e, nesse caso, os conectores podem ser instalados nos painéis na própria fábrica, embora não seja descartada a instalação em campo, quando os painéis das extremidades são conectados a uma caixa de inversor ou combinador.

Nos projetos baseados em AC (corrente alternada), é feita uma conexão entre o painel e o microinversor. Eles são geralmente pré-instalados no cabo, principalmente se os módulos solares integrados forem no formato plug-and-play.

Como garantir uma instalação de conectores solares bem-sucedida

Para que funcione sem falhas e cumpra seu papel, o conector em um sistema solar fotovoltaico devem atender aos requisitos de tensão e corrente conforme o projeto.

Outro ponto que não pode ser ignorado: não utilizar conectores de fabricantes diferentes em uma mesma instalação. Nesse caso, há aumento do risco de incompatibilidade, afetando a durabilidade de conexão (sistemas de energia solar têm garantia de 25 anos), além de superaquecimento e geração de queimaduras nas conexões, falhas de arco e incêndio estrutural.

Um conector de qualidade também deve ser bastante robusto, suportar as altas temperaturas e ciclos térmicos e resistir a eventos mecânicos.

Os conectores e a Amphenol

A Amphenol já soma mais de 80 anos de experiência liderando o mercado mundial de conectores e sistemas de interconexão elétricos, eletrônicos e de fibra óptica. Acesse o site para conhecer as opções de conectores solares ou envie uma mensagem para solicitar conectores personalizados para a sua demanda.

A Amphenol também está presente no LinkedIN com informações sobre o universo de conectores e novidades da marca. Acompanhe aqui

Newsletter Amphenol

Cadastre-se e receba nossas novidades

Ao se cadastrar você concorda com nossos termos de política de privacidade.

Receba nossas novidades

Ao se cadastrar você concorda com nossos termos de política de privacidade.