Amphenol

Blog

3 boas práticas para o empresário do ramo de energia solar

22 de julho de 2021

O Sol está brilhando para quem deseja investir no mercado de energia solar. Com o Brasil figurando no primeiro lugar do ranking de países que mais recebem radiação de luz solar no mundo todo (somos muito privilegiados!), o potencial para gerar eletricidade para abastecer indústrias e cidades através dessa matriz energética é gigantesco, sendo uma grande oportunidade para empresários do ramo de energia solar.

Porém, o país ainda segue atrasado na exploração dessa energia limpa, sustentável e infinita. Para ter um contexto melhor de como a localização do Brasil ainda é pouco utilizada, podemos comparar o índice de irradiação solar do nosso território com o da Alemanha, líder na geração de energia solar per capita: a região mais ensolarada do território alemão recebe um índice de radiação solar 40% menor do que a região menos ensolarada do Brasil.

Para ter sucesso no segmento, é importante que qualquer empresário do ramo de energia solar adote algumas práticas que vão fortalecer a confiança dos seus clientes no serviço prestado e aumentar as chances de novos negócios. Afinal, nesse mercado, a indicação pessoal costuma funcionar muito bem: um vizinho faz a instalação, o morador ao lado se interessa e pede a referência… e assim se inicia um fluxo de bons contatos.

A Amphenol entende do negócio – somos especialistas e líder de mercado internacional no fornecimento de conectores para painéis fotovoltaicos. Por isso, decidimos compartilhar o nosso conhecimento de mercado e apresentar dicas de boas práticas para o empresário do ramo de energia solar. Prepare-se para conhecê-las e bons negócios!

Dica 1: gestão de projetos: fundamental para todo empresário do ramo de energia solar

Com números tão promissores, é natural que o mercado de energia solar se torne também bastante competitivo. Para se destacar entre os concorrentes, é preciso prestar um serviço de excelência, e esse resultado está intimamente ligado à capacitação do negócio em gestão de projetos.

A instalação de uma usina solar, independentemente do porte (residencial, comercial, industrial ou rural), exige uma série de etapas, que vão desde o contato com o cliente para ouvir suas necessidades até a apresentação do projeto ideal e sua implementação, que ainda deve passar por uma aprovação dos órgãos regulamentadores para entrar em funcionamento.

Nesse caso, é fundamental ter um bom programa de gerenciamento de projetos que vai funcionar como um diferencial para a sua empresa tornar você um empresário do ramo de energia solar de sucesso.

Programas assim permitem o monitoramento das etapas, fornecem indicadores de vendas e dos outros setores, orientam os custos e também a capacidade produtiva da sua integradora para que a equipe não seja sobrecarregada e os prazos possam ser cumpridos.

Dica 2: capacite a equipe com regularidade

Por ser um sistema de alta durabilidade, com garantia de no mínimo 25 anos, é fundamental que ele seja instalado por pessoas altamente capacitadas para garantir o funcionamento adequado do sistema por longos anos.

Portanto, trabalhe com uma equipe bem treinada e qualificada legalmente para operar com sistemas fotovoltaicos. É importante também ter ao seu lado pessoas que acreditem na essência do seu negócio, que se preocupem com o meio ambiente e com a sustentabilidade.

Dica 3: escolha os melhores parceiros e fornecedores

Um sistema fotovoltaico é composto por painéis, inversores, medidores, conectores e outros elementos que são responsáveis por captar, armazenar e transformar a radiação solar em eletricidade.

Para que a instalação seja feita de maneira segura e se mantenha assim ao longo dos anos, é essencial trabalhar com fabricantes e fornecedores que possuam selos e certificados de qualidade e segurança.

O uso de material e componentes de baixa qualidade vão interferir diretamente na capacidade de captação do sistema, gerando menos energia e proporcionando um resultado inferior ao que o cliente precisa.

Se não forem robustos e eficientes, esses elementos podem causar acidentes e incêndios, como no caso dos conectores que protegem o sistema do fluxo inadequado de eletricidade e fazem a conexão entre os painéis e os inversores solares e precisam ser de altíssima qualidade.

A Amphenol está preparada para atender os empresários do ramo de energia solar

Agora que você já conheceu essas três dicas valiosas para que irão transformar você no melhor empresário do ramo de energia solar da sua região, é hora de saber mais sobre a Amphenol, uma marca com 80 anos de história e líder de mercado em conectores e sistemas de interconexão elétricos, eletrônicos e de fibra óptica.

Acesse o site para conhecer as opções de conectores solares –  os melhores do mercado – ou envie uma mensagem para o e-mail vendas@amphenol.com.br para solicitar conectores personalizados para a sua demanda.

A Amphenol também está presente no LinkedIn com informações sobre o universo de conectores e novidades da marca. Acompanhe aqui!

Newsletter Amphenol

Cadastre-se e receba nossas novidades

Ao se cadastrar você concorda com nossos termos de política de privacidade.

Receba nossas novidades

Ao se cadastrar você concorda com nossos termos de política de privacidade.